Análise de Propagandas

Páginas: 11 (2509 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
ANÁLISES DE ANÚNCIOS
PERSUASÃO E IDEOLOGIA
Fiat – Punto Série Especial Blackmotion (Agosto de 2013)
Veiculada na página 20 da revista Época (exemplar de assinante) da edição n° 793.
Persuasão consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Já Ideologia leva em conta quais as ideias, os conceitos e asvisões que o locutor quer passar para o público-alvo e que estas doutrinas a sejam passadas de forma objetiva e clara. Com base nesses conceitos fizemos a análise seguinte.
A imagem da propaganda causa grande impacto por ser preta e branca, chamando bastante atenção inclusive para os cantos da peça publicitária (como se fossem espaços geométricos) mostrando os diversos ângulos do carro e seuscomponentes.
É claro que a ausência de cores na imagem não foi colocada ao acaso. Afinal o nome Blackmotion tem um grande peso por trás disso. O preto transmite essa sensação de elegância e seriedade, além da emoção. E essa emoção está bem definida em praticamente todas as imagens da propaganda, como a chuva causando um tom de obscuridade. Nota-se também partes de uma cidade grande, como osprédios e o trânsito.
Tudo isso se relaciona ao cotidiano de quem possui esse carro. Ele foi desenvolvido especialmente para pessoas que tem essa rotina e que passam por esses lugares.
O maior foco dessa propaganda são as imagens, que parecem uma espécie de quebra-cabeça, que se juntarmos todos os pequenos pedaços resultariam em uma só figura, que nesse caso seria o carro Fiat Punto Série EspecialBlackmotion.
De certa forma, essas imagens despertam o desejo no consumidor que se identifica com as situações presentes na propaganda. O público alvo seriam jovens-adultos ente 25 a 40 anos pertencentes à classe alta ou médio-alta que gostam de inovação e exclusividade, visto que esse carro é “especial”.
Além de todas as suas qualidades especificadas em pequenos trechos nos espaçoslocalizados aos cantos, o título da propaganda “Punto Série Especial Blackmotion. Um ‘@##!0’ Carro”, remete a ideia de que esse carro é tão qualificado que para expressar isso não encontraram um adjetivo bom o suficiente para descrevê-lo e então utilizaram um “palavrão” como forma de intensificar o seu alto nível de padrão. Portanto a parte verbal seria um complemento da parte não verbal.
Obervamostambém um texto ao lado da propaganda “Quem fez esse carro tem muito bom gosto. Quem escolheu comprar o carro também”, ou seja, reforça o conceito de que tanto a marca FIAT e sua fábrica são aptas a criar um carro inovador e competente quanto você de obter esse produto que lhe trará segurança e status.
Através disso percebemos que a ideologia dessa propaganda é o conforto, estilo, status e opróprio desafio enfrentado pelo consumidor que comprar o carro. O design um tanto quanto agressivo desse carro causa provocação no consumidor, pois seu modelo é diferente e único. E Essa propaganda estimula a vontade de comprar por comunicar que você tem muito bom gosto e por isso deve adquirir esse produto.
A persuasão desse anúncio tem a ver com as características enumeradas em todo o anúnciocomo o tipo de motor, o volante, as rodas e etc. Ainda consiste em dizer que apesar do diferencial desse carro ele é tão eficaz quanto qualquer outro, se não melhor. E que ao comprá-lo se tornará tão exclusivo e moderno quanto ele.
A função de linguagem predominante seria a Função Conativa ou Apelativa, pois o objetivo dessas é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de umaordem, sugestão, convite ou apelo. Os verbos costumam estar no imperativo ou conjugado na 2ª ou 3ª pessoa como no anúncio “Quem escolheu” ou “Comprar”.
E por fim o slogan “Movidos pela Paixão”, carros são movidos por um combustível e na Fiat eles são movidos pela paixão. E como tudo que é feito com amor é melhor, os carros dessa marca são muito mais bem feitos que os de outras marcas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise propagandas
  • Análise de Propaganda
  • Análise de Propagandas
  • Analise propaganda
  • Análise da propaganda
  • Análise de propaganda
  • Analise de Propagandas
  • Análise de propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!