NR13

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
DEIVERSON MICHEL
EWERTON WANZELER
HEITOR VINICIUS
IAGO ARAUJO
JOÃO ANTÔNIO
LUCAS BERGAMI




NORMA REGULAMENTADORA – NR13





SERRA
2014
DEIVERSON MICHEL
EWERTON WANZELER
HEITOR VINICIUS
IAGO ARAUJO
JOÃO ANTÔNIO
LUCAS BERGAMI




NORMA REGULAMENTADORA – NR 13
Trabalho de atividades diversificadas apresentado ao nome da instituiçãosob a orientação do professor Leopoldo, (dada à disciplina Pneumática, do curso de Técnico em Mecânica).




SERRA
2014
Resumo

A Norma Regulamentadora N° 13 também é conhecida como NR-13 é uma norma do ministério do trabalho e emprego do Brasil, tem como objetivo promover a segurança na fabricação, instalação, instalação, operação e manutenção e de vasos e caldeiras.
A mesma foi criadaem 8 de junho de 1978, sofrendo revisões pelas portarias SSMT N.°2, de 8 de maio de 1984 n.°23, de 27 de dezembro de 1994 e pela portaria SITn.° 57 de 18 de Junho de 2008.
A norma Estabelece procedimentos obrigatórios relacionados a segurança do trabalho aplicados a fabricação, instalação, operação, manutenção e inspeção de Caldeiras e Vasos de Pressão.SUMÁRIO























Introdução
O trabalho relata sobre a Norma Regulamentadora NR-13 que é a condição legal para se operar Caldeiras e Vasos de Pressão em toda e qualquer unidade industrial ou em outro ambiente. Norma criada para estabelecer o padrão e a segurança do trabalho aplicado. A NR 13, foi criada 8 de junho de 1978 pelo ministério do trabalho.JUSTIFICATIVA
A NR 13 é de extrema importância para o operador para seguir normas estabelecidas por ela mesma. Esse treinamento existe requisitos técnicos e legais e são essenciais para instalação e operação de vasos de pressão, tendo em consideração sempre a segurança do operador. Foi criado em 8 de junho de 1978 com a finalidade de diminuir acidentes deoperação e instalação de vasos de pressão.






















NORMA REGULAMENTADORA – NR 13
A Norma Regulamentadora Nº 13, também conhecida como NR-13, é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo promover a segurança na fabricação, instalação, operação e manutenção de vasos de pressão e caldeiras.
A mesma foi criada em 8 de junho de1978, sofrendo revisões pela portarias SSMT n.°2, de 8 de maio de 1984,SSMT n.°23, de 27 de dezembro de 1994 e pela Portaria SIT n.º 57, de 19 de junho de 2008.
A norma Estabelece procedimentos obrigatórios relacionados a segurança do trabalho aplicados a fabricação, instalação, operação, manutenção e inspeção de Caldeiras e Vasos de Pressão.
O enquadramento à Norma NR-13 consiste na tomada deações coordenadas com objetivo de cumprir os requisitos legais. Através de uma auditoria, A verificação é de Item a Item, o grau de aderência às exigências obrigatórias.
Os operadores de caldeiras e vasos de pressão devem receber treinamento que os capacitem a executar suas atividades. Sendo a carga horária prevista para o treinamento da NR 13 de 40 horas.Após o treinamento teórico o operador devepassar por estágio supervisionado, sendo que o período em treinamento depende da categoria do equipamento.
No Brasil, após a publicação da NR-13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de caldeiras, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.Vaso de pressão
Todo vaso de pressão deve ter afixado em seu corpo em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações:
a) fabricante;
b) número de identificação;
c) ano de fabricação;
d) pressão máxima de trabalho admissível;
e) pressão de teste hidrostático;
f) código de projeto e ano de edição....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr13
  • NR13
  • Nr13
  • Nr13
  • Nr13
  • NR13
  • NR13
  • nr13

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!