Análise da paisagem urbana de uma região de Belo Horizonte

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Universidade FUMEC

Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Arquitetura e Urbanismo















1° EXERCÍCIO PRÁTICO DE TÓPICOS
Análise da paisagem urbana de uma região de Belo Horizonte




















Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO

2. ANÁLISE DAS IMAGENS DOS USUÁRIOS/MORADORES

3. ANÁLISE DA IMAGEM DO GRUPO

4. ANÁLISE DOSPROBLEMAS E POTENCIALIDADES DA IMAGEM DO GRUPO

5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIAS



































INTRODUÇÃO


“Cada cidadão tem vastas associações com alguma parte de sua cidade, e a imagem de cada um está impregnada de lembranças e significados”, Kevin Lynch. Uma cidade é composta de diversos elementos físicos-estruturais projetados paraoferecer um bem-estar populacional funcional, de maneira a facilitar a realização das atividades de seus moradores e usuários. Esse modo de organizar e dispor as informações de uma forma funcionalista, inibe a percepção humana e social das imagens de uma cidade, e como se da utilização desses espaços.
Sendo assim, a proposta apresenta a análise da imagem urbana, como se da e se organiza essapercepção e suas influencias em variados aspectos e pontos de vistas.




































ANÁLISE DAS IMAGENS DOS USUÁRIOS/MORADORES


A concepção e a formação da imagem de uma cidade é variante, uma vez que se considera o contexto físico e emocional em que esta inserido o formatador desta. A cidade como elemento estacionário no espaço, érequerida a atender as necessidades de uma população com caracteristicas semelhantes e diversificadas, portanto, sua formataçao, tende à constante adpataçoes. Sendo assim, a produção de um espaço ocupado trata-se de um reflexo do modo de vida de uma populaçao e suas ações.

A área escolhida para a análise foi o bairro Cidade Jardim, sendo seu limite compreendido entre a Avenida do Contorno, AvenidaPrudente de Morais, Avenida Raja Gabaglia e Rua Guaicuí. Se localiza na região centro- sul de Belo Horizonte, região é a mais rica e densamente povoada da cidade, composta de vários bairros considerados tradicionais. Em contrapartida, dentro dos limites do bairro, encontra-se a comunidade Monte de São José,(destacada de vermelho, Imagem 1), evidenciando o contraste econômico e a desigualdade social.Imagem 1- Comunidade Monte de São José



















Muitos moradores, usuários, e os moradores da comunidade,dentre outros, não a reconhecem como parte do bairro Cidade Jardim.
Legenda:
Linha vermelha, a comunidade Monte de São José.
Linha branca, limites considerados do bairro Cidade Jardim, pelo GoogleMaps.




Para ser realizado o estudo, foramentrevistadas vinte pessoas, dentre os quais : dez moradores e dez usuários do bairro, como forma de se obter uma imagem publica do local, á partir da analise das imagens individuais.
Aplicando a metodologia de Kenvin Lynch, pode-se analisar as imagens de acordo com cinco elementos principais destacados pelo autor:

1.1 Vias

As principais vias de circulação destacadas pelos entrevistados foram, aAvenida Prudente de Morais, Avenida do Contorno, Rua Conde Linhares, Rua Manoel Couto e Avenida Raja Gabaglia. Estas representam os principais pontos de recordação dos significados sociais da região.

1.2 Limites

Para os entrevistados a delimitação dos limites do bairro não estão claros, uma vez que por não ter uma grande extensão territorial e ser um porto de junção entre diversos outrosbairros, dificultam a identificação dessas “fronteiras”, como forma de identidade, o espaço deles. Os mais evidentes são: Avenida Prudente de Morais e a Avenida do Contorno.

1.3 Marcos

São diversas as referencias feitas pelos entrevistados como pontos importantes de recordação. Destacando-se em uma imagem publica do bairro :
Museu Histórico Abílio Barreto , Av. Contorno, Praça Professor Godoy...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • De Belo Horizonte a Diamantina uma análise da paisagem
  • Mobilidade urbana em belo horizonte
  • Belo horizonte região sul e região oeste
  • METRÔ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: Necessidades e Problemáticas
  • Análise da proposta do sistema de brt de belo horizonte
  • A QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DADOS DO IDEB NA REGIÃO...
  • Análise da situação de jovens e adultos no município de belo horizonte
  • Relatório de análise orçamentária do município de belo horizonte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!