Resenha Don Juan de Marco

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Filme: Don Juan DeMarco
Duração: 97 min
Pais: EUA
Gênero: Romance
Data de lançamento: 07/04/1995
Direção: Jeremy Leven
Produção: Francis Ford Coppola, Michael De Luca e Fred Fuchs
Roteiro:Jeremy Leven
Elenco: Johnny Deep, Marlon Brando, Talisa Soto e outros

No filme o paciente que se autodenomina Don Juan DeMarco faz uso de diversos mecanismos de defesa do ego em virtude da durarealidade de sua vida.
O mecanismo de defesa mais utilizado por ele é a NEGAÇÃO, pois a sua realidade lhe provoca muita angústia, o que o faz negá-la. Para tanto o personagem principal cria aseguinte história fantasiosa para o psiquiatra que o atende: “Quando eu era adolescente, estava muito apaixonado por Dona Júlia, porém Dona Júlia era casada e simbolizava o ‘paraíso eterno’ para mim. Depoisde algum tempo, Don Afonso, marido de Dona Júlia, descobriu meu romance com sua mulher. Dona Júlia, pressionada pelo marido me abandonou. Eu vivia numa cidadezinha do interior do México e o povo dacidade inventava que Don Afonso tinha um caso amoroso com minha mãe. Então, Don Afonso e meu pai enfrentaram-se em um duelo de esgrima, no qual Don Afonso matou meu pai. Para defender a honra de seupai eu matei Don Afonso. Com o intuito de revidar e esconder a vergonha da morte de meu pai coloquei uma máscara preta nos olhos e decidi nunca mais tirar”.
E a fantasia, ou seja, a negação darealidade, avança filme afora. Depois de algum tempo Don Juan fez uma viagem de navio e lá teve casos de amor com milhares de mulheres, já que estava em um harém. Depois de seduzir inúmeras mulheres Don Juanvai para uma ilha deserta e conhece Dona Ana, que era virgem e então se apaixona pelo grande amor da sua vida. Porém quando Dona Ana descobre com quantas mulheres Don Juan esteve, ela resolve tirar amáscara de seus olhos e o deixa para sempre. A partir deste momento não havia mais sentido para ele continuar vivendo, já que o grande amor da sua vida o tinha abandonado e por este motivo ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Don Juan De Marco
  • Análise do filme Don Juan De Marco
  • Analise do filme Don Juan de Marco
  • FREUD
  • Don juan
  • Don Juan
  • Historia de don juan
  • Análise da personagem “Don Juan” de Molière

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!