Análise comportamental

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Análise do comportamento e autoconceito

Sendo o autoconceito da criança definido por seus comportamentos autodescritivos, ou seja, por comportamento verbal, analistas do comportamento poderiam considerar o autoconceito como um comportamento verbal autodescritivo.

Para Skinner (1957/1978) o comportamento verbal é um comportamento reforçado pela mediação de outras pessoas. Para ele o falantetambém é o ouvinte, ele qualifica, ordena ou elabora seu comportamento no momento em que ele é produzido. "O ouvinte e o falante, quando são uma única pessoa, se engajam em atividades tradicionalmente descritas como pensamento" (p.26). A análise do comportamento verbal e dos seus efeitos sobre o ouvinte leva à questão do papel do comportamento verbal sobre o autoconhecimento.

Catania (1999), emuma leitura contemporânea de Skinner, define comportamento verbal como sendo qualquer comportamento que envolva palavras, in-dependente da modalidade (por exemplo: falada, escrita, gestual). Envolve tanto o comportamento do ouvinte, modelado por seus efeitos sobre o comportamento do falante, como o comportamento do falante, modelado por seus efeitos sobre o comportamento do ouvinte. "O campo docomportamento verbal está interessado no comportamento de indivíduos, e as unidades funcionais de seu comportamento verbal são determinadas pelas práticas de uma comunidade verbal" (p.392). Pode-se dizer que a comunidade verbal primeira à qual a criança está exposta é a díade parental ou seus cuidadores correspondentes.

O mesmo autor (Catania, 1999) define comportamento encoberto como sendoaquele que não é observado ou observável, logo somente pode ser inferido. Também pode ser um comportamento intraorganismo, mas de tal modo ou em uma escala tão pequena, que não se pode registrar, ou só se pode fazê-lo com equipamentos especiais. São exemplos de encobertos: "pensar ou contar para si mesmo, talvez inferido de um relato verbal ou de contrações musculares muito pequenas para produzirmovimentos óbvios" (p. 391).

Para Skinner (1974/ 2000) quando uma pessoa descreve o mundo público ou privado em que vive, a comunidade gera aquela forma de comportamento chamado de conhecimento, logo, o autoconhecimento (ou conhecimento do "eu") é de origem social, pois somente quando este se toma relevante para os outros é que também se toma importante para o falante. A comunidade verbal modela acapacidade do indivíduo de discriminar seu próprio comportamento quando responde sobre ele. Para Skinner, pode-se dizer então, que o self, o "eu" surge quando um indivíduo aprende por meio de interações verbais a discriminar seus próprios comportamentos.

O autoconceito, segundo esta abordagem, pode ser visto como uma forma de autoconhecimento. Sendo assim, parece lógico afirmar que a comunidadeverbal é quem promove o desenvolvimento do autoconceito, modela-o, ou seja, crianças com autoconceito positivo devem saber discriminar melhor as contingências do meio, do que aquelas com autoconceito rebaixado.

Partindo de tais conceitos, é possível imaginar que a criança "conte" para ela mesma o que é capaz de realizar, o quanto se sente amada por sua família, o quanto aprecia estudar, comose relaciona com seus pares, e desta forma esteja construindo seu autoconceito. Porém, ela precisa aprender a fazer isto de forma adequada.

Se a criança não encontra suporte parental positivo para estabelecer gradativamente sua autonomia, pode ser que encobertos tais como "eu não consigo", "eu não sei" ou "eu sou burro" surjam e sejam reforçados por pais que realizam atividades pela criança aoinvés de orientarem-na para que ela aprenda a fazê-las ou que sempre consideram que poderia ter feito de outra forma. Desta forma, se estabelecem contingências para o desenvolvimento de um autoconceito negativo; para o desenvolvimento de regras nas quais seu funcionamento não é o melhor, pois a criança que não aprende acaba por constatar que é de fato incapaz e seus pais precisam agir por ela ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise comportamental
  • análise Comportamental
  • analise comportamental
  • Analise Comportamental
  • Analise comportamental
  • Analise comportamental
  • Analise comportamental
  • Analise comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!