Amoniaco
Processo de Fritz Haber e Carl Bosch
Trabalho realizado por:
-Bruno Costa Nº6
11ºT
Síntese de Haber-Bosch
A síntese do amoníaco, também designada por síntese de
Haber-Bosch, refere-se um processo hoje largamente empregado em escala industrial onde os parâmetros que interferem na reação química entre nitrogénio e hidrogénio são idealmente ajustados a fm de maximizar a síntese do amoníaco.
O processo foi desenvolvido por Fritz Haber e Carl
Bosch em 1909 e patenteado em 1910. Foi usado pela primeira vez, à escala industrial, na Alemanha durante a Primeira Guerra
Mundial. Para a produção de munição os alemães dependiam do nitrato de sódio importado do Chile, que era insufciente e incerto. A amónia (amoníaco) produzida era oxidada para a produção do ácido nítrico pelo processo Oswald e este utlizado para a produção de explosivos de azoto/nitrogénio, usados na produção de munições.
Equilíbrio Químico
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre os reagentes e produtos de uma reacção química se mantém constante ao longo do tempo.
Em certas reações, como a de combustão, virtualmente
100% dos reagentes são convertdos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantdade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico pratcamente restringe-se às reações reversíveis.
Principio de Le Chatelier
O princípio de Le Chatelier foi proposto pela primeira vez em 1888 pelo físico e químico francês Henri Louis Le
Chatelier, que nasceu em Paris, a 8 de Outubro de 1850, e faleceu em Isère, a 17 de Setembro de 1936.
O princípio de Le Chatelier da temperatura, da concentração ou da pressão, entre outros), o equilíbrio desloca Chatelier é uma consequência da lei da conservação da