AmericaIII

2237 palavras 9 páginas
Curso de História
1o Semestre de 2015
Prof. João Paulo Rodrigues
História da América III
Ana Carolina Lombello
As colônias francesas na atual America Central foi umas das mais vantajosas para o Antigo Regime Francês. São Domingos, Guadalupe, Martinica são umas citadas a seguir no presente texto.
As colônias prosperaram, e acumularam riquezas, principalmente no comercio marítimo, o que com o tempo esse acumulo de riqueza estimulou os moradores das colônias a exigirem representação na Assembleia Constituinte. Denunciavam bastante o abuso de poder cumprido pelos funcionários reais e ambicionavam mais autonomia na colônia.
Havia uma disputa entre os brancos e os nascidos livres de cor, segundo administradores reais, os primeiros tinham inveja dos segundos, devido ao sucesso das propriedades cafeeiras no oeste e no sul de São Domingos pertencente aos livres de cor. Em nenhum lugar onde havia expressiva população escrava, tinha uma grande reunião de proprietários de terras negros como São Domingos, e também que a grande maioria deles tinha em sua posse escravos, o que acentuava ainda mais a rivalidade com os colonos brancos.
No topo da economia escrava havia um complexo de grupos de interesses formado pelos campos de forca sobrepostos do sistema colonial e mercantil, da ordem política aristocrática, da hierarquia de castas raciais, e da distribuição altamente desigual da propriedade privada dentro da população tanto branca quanto de cor. Em 1788, nas Antilhas francesas o antagonismo social enraizado na exploração e na opressão de escravos cobriu-se de conflitos nascidos desta superestrutura de controle entrelaçada. (BLACKBURN, 2002: 187)

Um pouco antes de a Revolução francesa brotar, uma onda abolicionista começou a surgir, levando a diversos folhetos a serem distribuídos nas ruas da França, para ter-se uma discussão sobre a escravidão. Eram vários autores dessa literatura abolicionista como: Condorcet, Rynal, Rousseau, Montesquieu. A sociedade abolicionista era

Relacionados