TRABALHO ENTREGUE FICHAMENTO HIST RIA

1326 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR

Fichamento de Estudo de Casos

Marusca Gomes Sanches

Trabalho da disciplina HISTORIA E POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR

Tutor: Prof. Dalta Barreto Motta

Rio de Janeiro
2015
Estudo de Caso 1:

HISTÓRIA E POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR
O MODELO COREANO DE CRESCIMENTO COMPARTILHADO, 1960-1990

REFERÊNCIA:

MUSACCHIO, Aldo; DITELLA, Rafael; SCHELEFER, Jonathan. Harvard Business School. 2012

RESUMO:

Na virada do século XXI era questionada uma explicação por acadêmicos e políticos de como a República da Coréia mudou de um país agrícola empobrecido, para o 25º país mais rico do mundo, crescendo sob um regime militar repressor durante a maior parte dos anos entre 1960 e 1990 e ainda sustentando uma taxa de crescimento médio per capita de 7% ao ano durante 50 anos.
Com um modelo de crescimento compartilhado, a Coréia manteve uma distribuição de renda igualitária, o que beneficiou tanto o crescimento de suas indústrias quanto sua a população em geral, tendo a indústria oportunidade de abrir suas portas para a população e esta por sua vez, usufruir dessas oportunidades de emprego em crescimento, uma vez que recebiam uma boa educação para tal.

A Coréia era possuidora de um forte sentimento de identidade nacional, mesmo tendo de se submeter a submissão à China e depois ao Japão. Submissa a esse segundo, usufruía de um bom sistema de ensino.
Em 1945 com a retirada do Japão e a entrada americana, alguns grupos reinvidicaram uma República Popular e um compromisso com a liberdade política. Através da Lei de Segurança Nacional adotada pela Coréia foi instituída duas grandes mudanças a reforma agrária e o fortalecimento militar, uma vez que o exército era apenas simbólico sob regime do Japão.
Aconteceu uma crise política no ano de 1960, devido a problemas na economia no fim dos anos 50. No ano de 1961, a Coréia foi dominada através de um

Relacionados

  • Eco Umberto Como se faz uma tese
    86014 palavras | 345 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas