AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Páginas: 9 (2134 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E SUAS POSSIBILIDADES CONSTRUTIVISTAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
MARISA CORDEIRO BAQUETA
Resumo
Este trabalho acadêmico tem como referencias o artigo Ambientes virtuais de Aprendizagem e suas possibilidades construtivas, publicado nos anais do GCETE 2005 – Congresso Global de Educação em Engenharia e Tecnologia, realizado na cidade de Santos/SP, de 13 a16 de março, por Luciano Andreatta Carvalho da Costa e Sérgio Roberto Kieling Franco. Este artigo fundamenta-se na concepção construtivista acerca da aprendizagem. Na qual a concepção considera que o conhecimento se estabiliza a partir de auto-regulações que ocorrem através das relações estabelecidas entre o sujeito e o objeto. É a partir da constituição de novas relações baseadas no conhecimentoprévio, que se alcançam patamares cognitivos superiores.

Introdução
O surgimento do Ensino a Distância no Brasil, segundo a Maia e Mattar (2007), deu-se em 1891, quando a primeira seção de classificados do Jornal do Brasil registrava um anúncio que oferecia um curso de profissionalização por correspondência para datilógrafo. A implantação das Escolas Internacionais (representantes de organizaçõesnorte-americanas) em 1904 é considerada um marco histórico na EaD brasileira.
Em 1941, o Instituto Universal Brasileiro (IUB) começou suas atividades, trabalhando com métodos parecidos com o Instituto Monitor, iniciação profissional em áreas técnicas, sem exigência de escolaridade anterior, e por correspondência.
Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho, iniciou o programa de educaçãosupletiva à distância para 1º e 2º grau no modelo de teleducação (telecurso), sistema que utilizava livros, vídeos e transmissão por TV, além de disponibilizar salas pelo país para que os alunos pudessem assistir às transmissões, aos vídeos e ao material de apoio disponibilizado. 
A partir da Lei nº 9.394/96 (BRASIL, 1996a), a Educação a Distância deixa de ter um caráter emergencial e supletivo,adquirindo reconhecimento legal em uma série de documentos que procuram definir critérios e normas para a criação de cursos e programas nessa modalidade pelas instituições de ensino.
Paralelamente ao processo de normatização da EaD, foi criada, em 27 de maio de 1996, por meio do Decreto nº 1.917 (BRASIL, 1996b), a Secretaria de Educação a Distância (SEED) como órgão integrante da estrutura regimental doMinistério da Educação (MEC).
Em 2011 essa secretaria foi extinta por meio de uma reforma ministerial da presidenta Dilma Roussef, sendo que seus programas migraram para outras instâncias do próprio MEC.
A criação da SEED, em 1996, representava a clara intenção do Governo Federal de investir na educação a distância e nas novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar opadrão de qualidade da educação brasileira, de universalização e democratização da educação e do conhecimento, mediante programas de formação inicial e continuada a distância e de infoinclusão, para todos os níveis e modalidades de ensino.
A EaD no Brasil está se consolidando principalmente no ensino superior, muitas são as modalidades adotadas pelas instituições de ensino superior - IES. O contingentede alunos interessados tem aumentado a cada ano. Dados da Secretaria Especial de Educação à Distância do Ministério da Educação mostram um aumento crescente no número de alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação e extensão em várias universidades do país.

Desenvolvimento
O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, tem se tornado uma prática leal nas pesquisas emeducação à distância. Em geral, a utilização destes ambientes não exige dos professores um domínio mais aprofundado de informática, sendo necessárias apenas poucas horas de cursos de formação a partir do uso do ambiente.
Quanto o desenvolvimento tecnológico, especialmente na área das comunicações, é intenso e avançam em alta velocidade, as possibilidades educacionais que se abrem são imensas. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Ambiente Virtual De Aprendizagem Libras
  • Ambiente Virtual De Aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem Mayara
  • ambiente virtual de aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!