Ambiente contextual, estratégia e estágio de desenvolvimento da empresa como determinantes da estrutura organizacional

Páginas: 13 (3199 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
BAR TRAÇO DE UNIÃO LTD EPP









Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação dos 2º e 1º semestres, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientador: Prof. José Benedito Regina






SÃO PAULO
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4REVISÃO CONCEITUAL 8
1.1. Teoria Clássica 8
1.2. Teoria das relações humanas 8
1.3. Teoria Científica 8
1.4.Teoria Burocrática 9
ESTUDO DE CASO 10
1.4. Perfil da organização 10
1.4.1. Denominação 10
1.4.2. Produtos e força de trabalho 11
1.4.3. Mercados e segmentos 11
1.4.4. Concorrentes e aspectos relevantes 12
1.4.5. Fornecedores e matérias-primas 13
1.5. Coleta de Dados 13
1.5.1. Coleta13
1.6. Análise dos dados 14
1.6.1. Análise 14
1.7. Interpretação dos dados 15
1.7.1. Pontos fortes 15
1.7.2. Pontos de melhoria 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIA 17

















INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo compreender à fundo, o funcionamento de um sistema operacional de uma empresa/estabelecimento. Nossa equipe visa observar e analisar oestabelecimento (Bar Traço de União Ltda), que já vem atuando no ramo de entretenimento na cidade de São Paulo, há sete anos e tem como principal atração o samba de raiz, uns dos pontos mais fortes do estabelecimento. Baseado em pesquisas e formas práticas de atendimento ao consumidor, nossa tese tem como objetivo acadêmico colocar em prática os estudos obtidos no decorrer do semestre letivo, para quepossamos contribuir com orientações e fornecer informações essenciais à este estabelecimento, para a implementação e o sucesso do empreendimento em si.
Toda organização possui os Processos Administrativos que são constituídos através do Planejar (definir objetivos, tomar decisões, estabelecer planos), Organizar (dividir o trabalho, coordenar), Dirigir (liderar, comunicar) e Controlar (mensurar) etem como meta atingir seus objetivos, porém somente se torna possível quando há um conjunto de fatores, como por exemplo, um planejamento estratégico com eficácia e eficiência que possua grandes habilidades técnicas, humanas, conceituais contando com a competência, atitude e saber. As organizações voltadas ao setor de casas noturnas, bares, restaurantes tem a sua análise de mercado, que é voltadapara o conhecimento de clientes, concorrentes que atuam no mercado, fornecedores e não menos importante o ambiente onde a empresa irá atuar, para definir e identificar as oportunidades e ameaças para que o empreendimento possa cada vez mais ter a sua perspectiva de crescimento e faturamento futuro e assim potencializar o seu sucesso, visando sua localização, segurança, estrutura organizacional,parcerias, serviços terceirizados e etc. O empreendorismo tem ocupado cada vez mais o seu espaço no Brasil, esse tipo de negócio ocupou um grande espaço originando uma grande saída para diminuir o desemprego, empreender é perceber lacunas que podem ser preenchidas, através de um negócio, de um planejamento e assumindo possíveis riscos existentes. Tornar-se um empreendedor requer ter autoconfiança,planejamento, comprometimento e iniciativa, porém ao decidir empreender, deve-se levar em conta alguns riscos que podem surgir pelo caminho e serem determinantes para o sucesso, é fundamental reforçar que opiniões de funcionários, colaboradores e externas podem ser muitos úteis antes de qualquer decisão. O funcionamento de um estabelecimento comercial voltado para o setor de casa noturna, com umaadministração eficiente pode-se alcançar, melhorias dos processos internos da empresa, maior alcance e eficiência das ações tomadas. Para atender-se às necessidades é preciso: Processos Rotineiros (fechar o gás, apagar a luz, fechar a porta, etc.) Melhoras Contínua (mudanças de fachada, luminoso, ar-condicionado, etc) Inovação (ser inesquecível para o cliente, trazendo o desejo de retornar ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA...
  • ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO FATORES DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:...
  • ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE EMPRESAS CONSULTORAS
  • Ambiente contextual e transacional da empresa
  • DETERMINANTES DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  • Determinantes de uma estrutura organizacional
  • Determinantes da estrutura organizacional
  • Determinantes de uma estrutura organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!