Amassadora de latinhas

3170 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENG 445 – ELEMENTOS DE MÁQUINAS II
PROF.: Ailton Júnior
PROJETO DE UMA PRENSA DE LATA UTILIZANDO PARAFUSO DE POTÊNCIA POR COMPRESSÃO
ALUNOS:
Bruno Barreto Bittencourt
Fábio Campos Mendes
Leonardo Batista Azevedo Pimentel
Leonardo Sousa Carvalho
Thiago Farias
SALVADOR, JUNHO DE 2008
1 - União Móvel por Parafusos
Uniões móveis são aquelas que se caracterizam pela possibilidade de separar as peças previamente unidas sem danificar o conjunto. Os parafusos são elementos muito utilizados para tal.
A união móvel por parafusos consiste num tipo de união mais prática que a união por rebites, por exemplo, sendo sua montagem e desmontagem extremamente simples.
1.1 - Algumas aplicações

Fig. 1.1
2 - Histórico
Na antiguidade, o matemático grego Archytas de Tarentum (428 - 350 AC.) foi responsável pela invenção do parafuso. No 1° século AC., os parafusos de madeira foram usados em todo o mundo Mediterrâneo em dispositivos como prensas de óleo e de vinho. Os parafusos de metal só apareceram na Europa a partir do ano de 1400.
O britânico Henry Maudslay patenteou o parafuso de fenda em 1797; um dispositivo similar foi patenteado por David Wilkinson nos Estados Unidos no ano seguinte. Na atualidade, o parafuso está presente em praticamente todos os aparelhos e estruturas construídos pelo homem.
3 – Parafusos de Potência
O parafuso de potência, ou de avanço, é um dispositivo utilizado em máquinas para transformar o movimento angular em movimento linear e, usualmente, para transmitir potência e mover cargas. Estes parafusos são usualmente utilizados em tornos, prensas, macacos, entre outras aplicações. Seu funcionamento consiste em se aplicar um torque à extremidade do parafuso, movimentando-se a outra extremidade, que realiza trabalho.
3.1 – Algumas aplicações

Fig. 3.1
3.2 - Análise de força e torque em parafusos de potência
Uma rosca de parafuso é essencialmente um plano

Relacionados

  • Documentos
    5340 palavras | 22 páginas
  • Guts
    47863 palavras | 192 páginas