Am rica Latina do S c

Páginas: 14 (3302 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
TRABALHO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Professor (a): Célio Bittencourt
Data de entrega: 25 / Fev / 2015 (quata-feira)

Assunto: A América Latina no Séc. XIX

1. Uma visão Geral


1.1. Introdução

O século XIX foi um período turbulento na história da América latina. Contra a expectativa de muitos de seus habitantes, aindependência não foi uma cura para todos os seus males, não trouxe um mundo de prosperidade e autodeterminação para os recém-criados países. As fronteiras ainda estavam sob disputa, e sem tardar vieram conflitos diversos, guerras entre países em formação e ainda invasões estrangeiras. A situação da economia da região era dramática, com a perda momentânea da produção e do comércio de exportaçãodevido às guerras de independência. 

1.2. Separações

Logo após as independências formaram-se grandes países na região como a Grã-Colômbia (que inclui o que hoje é o Panamá, a Colômbia e a Venezuela) e o México (que ia do Oregon, estado norte-americano, até a fronteira Norte da Grã-Colômbia). Esses grandes países não conseguiram sobreviver devido à falta de grupos internos poderosos que pudesseunificar todo o território. Além destes, outros países também enfrentaram guerras civis com desmembramento do seu território.

1.3. A dependência econômica dos países recém-independentes

As economias coloniais da América Latina eram especializadas na produção para exportações e dependiam da produção europeia para conseguir os produtos manufaturados, já que poucas manufaturas existiam na Américaibérica. Com as guerras de independência, essas produções para exportação se desorganizaram e, muitas vezes, suas exportações foram barradas pela marinha espanhola. Isso levou à pobreza dessas regiões e à escassez dos manufaturados, inclusive os mais básicos. Somando-se a isto os séculos de colonização, nos quais a economia colonial foi gerenciada tendo por fim apenas os interesses da metrópole, epodemos tentar compreender a gravidade da crise que passavam estas novas nações no decorrer do século XIX.

1.4. As discussões políticas (conservadores e liberais)

 Junto às crises econômicas e de legitimidade do novo Estado no território, vêm as crises políticas nacionais. Houve grande discussão sobre que tipo de estado seria formado, qual o seu caráter. Havia uma oposição básica entre conservadorese liberais em todos os países latino-americanos. Conservadores eram geralmente ligados à Igreja e defendiam um unitarismo e centralização. Enquanto isso, os liberais defendiam a autonomia local federalista. Ocorreram grande embates entre esses grupos e até guerras como no caso da Argentina em que as províncias se separaram de Buenos Aires por anos formando uma confederação.

1.5. O Caudilhismo:líderes locais possuidores de terra

A situação política se agravava na medida em que, na América espanhola, por exemplo, os esforços de um governo centralizado que visava unir a nação sob uma bandeira tinha que agir levando em conta os interesses dos caudilhos. Os caudilhos eram líderes locais possuidores de terra, que comandavam grande autoridade na região onde possuíam mais posses. De certamaneira se assemelham aos coronéis que estudamos na história política brasileira. Este regionalismo político que deriva do poder local dos caudilhos foi chamado de caudilhismo.

1.6. Guerras e a consolidação dos países latino-americanos 

Além dos conflitos e disputas internas desses países, ocorreram também guerras entre países latino-americanos como a Guerra do Paraguai e as Guerras do Pacífico eainda a guerra que opôs o México aos EUA, na medida em que este marchava em direção ao Pacífico. A partir de meados do século, os países latino-americanos começaram a se consolidar como países independentes.

A) A Guerra do Paraguai

Essa guerra opôs o Paraguai à Tríplice Aliança, formada por Argentina, Brasil e Uruguai. Foi a disputa pelo controle fluvial do rio do Prata, que era pretendido pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos Na Am Rica Latina
  • AGRICULTURA NA AM RICA LATINA
  • Brasil Am Rica Latina
  • Am rica Latina em Guerra
  • Am Rica Latina
  • Conflitos da Am rica Latina
  • Am Rica Latina
  • Am Rica Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!