Perda De Uma Chance

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO. DANO MORAL. INDENIZAÇÃO. PERDA DE UMA CHANCE.
O e. TRT registra que a empresa criou justa expectativa para o autor, já que apósregistrar o contrato de trabalho na CTPS, cancelou-o de forma abrupta, tolhendo a oportunidade do autor de auferir ganho futuro, causando-lhe intensa sensação de perda, decorrendo daí o dever deindenizar com fundamento na teoria da -perda de uma chance-. A alegação da empresa é de que não praticou nenhum ato que ensejasse prejuízo ao autor. Dado o quadro fático delineado pelo e. TRT, decisãocontrária, da forma como pretendida pela empresa, esbarra no óbice da Súmula 126 do TST. Agravo de instrumento conhecido e não provido.
Processo:
AIRR 12276520125110004
Relator(a):
Alexandre de Souza AgraBelmonte
Julgamento:
20/08/2014
Órgão Julgador:
3ª Turma
Publicação:
DEJT 22/08/2014
AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA . INFORMAÇÕES NEGATIVAS SOBRE O EX-EMPREGADO. PERDA DE UMA CHANCE. DANOSMORAIS E MATERIAIS.
A hipótese é de acórdão que confirma a responsabilidade do ex-empregador por ato lesivo à boa fama do trabalhador. O fato consistiu em gerente ter prestado informações negativassobre o ex-empregado, que deixou de ser contratado após ser aprovado em entrevista de emprego. Com apoio na prova testemunhal, conclui o acórdão pela configuração do ato ilícito do ex-empregador,deferindo indenização por danos morais de R$ 5.000,00 e materiais de R$ 9.000,00. Nesse quadro, incide o dever de indenizar pela perda de uma chance, decorrente da frustração de uma expectativa séria eprovável. Destarte, o ato que subtrai da vítima o direito de buscar uma chance de êxito pode resultar em dano emergente, lucro cessante e/ou dano moral. No caso dos autos, intangível o cenário fáticodescrito pelo acórdão (Súmula nº 126/TST), o deferimento dos danos morais e materiais ajusta-se à teoria da responsabilidade civil por ato ilícito do ex-empregador. Agravo de instrumento desprovido ....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perda de uma chance
  • perda de uma chance
  • Perda de uma Chance
  • Perda de uma chance
  • Perda de uma chance
  • PERDA DE UMA CHANCE
  • Responsabilidade Perda de Uma Chance
  • Teoria da perda de uma chance

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!