alvenaria estrutural bloco cerâmico

Páginas: 14 (3496 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERÂMICOS







1 INTRODUÇÃO 1
2 BREVE HISTÓRICO 2
3 ALVENARIA ESRTURURAL CERÂMICA 3
4 NORMAS 4
5 CARACTERÍSTICAS 4
5.1 RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO 5
5.2 PRECISÃO DIMENSIONAL 5
5.3 ABSORÇÃO 6
5.4 ARGAMASSA 6
5.5 GRAUTE 6
5.6 ARMADURA 7
6 FABRICAÇÃO DOS BLOCOS 7
6.1 Preparação da massa 7
6.2 Conformação das peças 8
6.2.1 Extrusão 86.3 Secagem 8
6.4 Queima 9
7 CLASSIFICAÇÃO DOS BLOCOS ESTRUTURAIS 11
8 ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE 15
9 EXECUÇÃO 17
10 VANTAGENS 18
11 DESVANTAGENS 18
12 CONCLUSÃO 19



















1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho de pesquisa buscamos sobre alvenaria estrutural com bloco ceramico, apresentar historico, caracteristicas especificas, processo de produção,processo de execução, transporte, armazenamento, vantagens e desvantagens.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo que se caracteriza pelo
emprego de paredes de alvenaria, dimensionadas segundo métodos de cálculo
racionais, como principal estrutura suporte dos edifícios. Nesse processo construtivo, as paredes constituem-se ao mesmo tempo no subsistema estrutura e vedação.



2BREVE HISTÓRICO

Tem suas origens na Pré-História sendo assim um dos mais antigos sistemas de construção da humanidade. As primeiras alvenarias, em pedra ou em tijolo cerâmico seco ao sol, apresentavam grandes espessuras em suas obras mais imponentes, face ao desconhecimento das características resistentes dos materiais e de procedimentos racionais de cálculo. Valeu por muitos séculos a práticaadquirida pelos construtores.
As construções em alvenaria de pedra ou tijolo cerâmico queimado, assentados com barro, betume e mais tarde com argamassas de cal, pozolana e finalmente cimento Portland, predominaram até o início de nosso século.
No final do século 19 as estruturas em aço começam a assumir o domínio das grandes obras, face a evolução dos métodos de cálculo e da tecnologia do metal,resultando em aproveitamento de espaços perdidos no então reinante empirismo da alvenaria estrutural.
Com o aprimoramento do cimento e o domínio do aço, as estruturas em concreto armado são marcantes no início do nosso século e se tornam, junto com as edificações metálicas, os sistemas estruturais predominantes até a metade do século, não só pela menor área útil ocupada, mas igualmente pelocusto mais baixo em relação às pesadas obras em alvenaria estrutural.
Por volta de 1950, entretanto, começam a surgir normas que permitem calcular a espessura necessária das paredes e a resistência das alvenarias, em bases de cálculo mais racionais e experimentações laboratoriais, principalmente na Suíça.
Hoje, nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e muitos outros países, a alvenariaestrutural atinge níveis de cálculo, execução e controle, similares aos aplicados nas estruturas de aço e concreto, constituindo-se num econômico e competitivo sistema racionalizado, versátil e de fácil industrialização, face as reduzidas dimensões do componente modular básico empregado (bloco).
Em meados da década de 60 é introduzida no Brasil a alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto, emprédios de até 4 pavimentos, com tecnologia e procedimentos baseados em normas americanas.
Daí para frente, os processos em alvenaria estrutural, empregando também blocos cerâmicos e blocos sílico-calcários, começam a ser utilizados em escala crescente, principalmente no estado de São Paulo, com base em normas da Inglaterra e da Alemanha, entre outras.
Atualmente contamos com diversas normas daABNT para cálculo, execução e controle de obras em alvenaria estrutural e o sistema começa a difundir-se em todos estados da federação.


3 ALVENARIA ESRTURURAL CERÂMICA

A alvenaria estrutural é definida como um processo construtivo em que as paredes são elementos resistentes compostos por blocos, unidos por juntas de argamassa capazes de resistir a outras cargas, além do seu peso próprio....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bloco Ceramico para Alvenaria Estrutural
  • Execução de alvenaria com blocos cerâmicos sem função estrutural
  • Alvenaria De Blocos Ceramicos
  • NBR 8545 execu o de alvenaria sem funcao estrutural de tijolos e blocos ceramicos
  • Bloco ceramico estrutural
  • Assentamento de blocos cerâmicos para paredes de alvenaria sem função estrutural – baseando na NBR 8545
  • Alvenaria estrutural bloco de concreto
  • ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO BLOCO CERÂMICO EM ALVENARIA ESTRUTURAL PARA RESIDÊNCIAS DE CARATÉR POPULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!