Aluna

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
OS BRASIS


O BRASIL CRIOULO: A formação dos tipos culturais do Brasil se deu através de três forças aglutinadoras: a identidade étnica, a estrutura socioeconômica (mercantil) e da tecnologia produtiva (pela dependência de artigos importados). Sobre essas três pesava a força da cultura erudita da igreja. O passo inicial para essa formação só foi possível através do cunhadismo, que foi quandoestabelecemos as comunidades-feitorias, através de alianças com tribos locais que serviam como bases de apoio para navios portugueses e integrando índios capturados. Esses núcleos foram o embrião de todas as áreas culturais que surgiram depois.


O Brasil crioulo nasceu nos engenhos nordestinos. Primeiramente vamos entender esse sistema. O funcionamento e a instalação de um engenho de açúcardemandava grandes investimentos, assemelhando-se a uma fábrica tanto pelos processos industriais que realizava quanto pela necessidade de gerência de mão-de-obra. Além disso, demandava uma especialização de funções. Foi a economia do açúcar que nos inseriu no mercado mundial. Nela, não havia espaço para o negro se estruturar como família e este, mesmo quando livre, continuava a depender do sistema.Isso gerava uma pressão conformadora tremenda, pois não havia espaço para uma reforma estrutural na sociedade, em contraste com as encomiendas, em que os camponeses se relacionavam com os donos das terras através de intermediários, e dos regimes pastoris, em que o peão tinha um certo brio, e dos granjeiros, que organizavam-se em famílias e produziam o seu sustento.


O sistema açucareiro erabaseado no latifúndio, na monocultura, no trabalho escravo. Tudo isso requeria um planejamento do empreendimento, um domínio técnico dos processos envolvidos, de uma administração comercial e especialização de funções. Sua falha principal é que ele não permitia o ingresso da massa de trabalho numa economia de consumo.


Quando comparado ao sistema feudal, Darcy explica as diferenças. O sistemafeudal se caracterizava pela auto-suficiência, em que o senhor queria zelar pela sobrevivência do feudo. A função do povo era a de sobreviver de acordo com a sua concepção de vida. Já na vida do açúcar, o trabalhador rural não tinha nenhuma perspectiva de possuir terras, eles buscavam apenas uma melhora na sua condição de vida. Era presente uma imutabilidade social. Ele se assemelhava a umtrabalhador de fábrica, cuja função era gerar lucro. Esses dois sistemas apenas se assemelharam na forma como seus senhores exerciam o poder.


O sistema feudal teve como conseqüência um campesinato co-participante do capitalismo nascente, enquanto o outro se desdobrou num sistema de contingenciamento de força de trabalho capitalista, e esta na concentração patrimonial, no domínio empresarial e aoatendimento de solicitações externas.


Na orla dos engenhos, surgiam populações dedicadas ao cultivo de outras atividades. Esses produtos eram vendidos nas feiras. Essas atividades eram a pesca, lvouras de tabaco, que era a principal moeda de troca por escravos, granjas etc.


O fato de o senhor de engenho residir no local, ou seja, na casa grande, estreitou o relacionamento entre eles e osnegros. Muitos destes iam trabalhar dentro da casa, como mucamas ou serviçais e eram diferenciados dos escravos do eito. Isso fez surgir um patrimônio de costumes, usos, atitudes comuns entre senhores e escravos, que se transmitia entre as gerações.


O senhor de engenho dependia de duas classes do patronato de armadores e intermediários no comércio do açúcar e do patriciado governamental. Graças àsua influência se deu a hegemonia do nordeste no açúcar. Com a Revolução Industrial, eles passaram a fornecedores ou cotistas, dando espaço ao surgimento de grandes usinas comandadas por um patronato gerencial apoiados no capital bancário.


A economia açucareira começou a entrar em declínio depois da expulsão dos holandeses. Mesmo antes da sua presença no Brasil, os holandeses já haviam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • aluna
  • aluna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!