Alphand

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” 
FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO 
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO PAISAGISMO 
Professoras responsáveis: 
Profa. Dra. Marta Enokibara 
Profa. Dra. Norma Regina Truppel Constantino 
 
 
 
 
 
 
TRABALHO 2 :  CHARLES ADOLPHE ALPHAND 
 
 
  
 
Aluno: LauraCarolina Santos 
R.A.: 141033304
 
 
 
 
 
Novembro 2014 
BIOGRAFIA
Jean-Charles Adolphe Alphand nasceu em 26 de outubro de 1817, na cidade de Grenoble (França), e faleceu em seis de dezembro de 1891, na cidade de Paris (França). Alphand formou-se na École Polytechnique e na École des Ponts et Chaussées, ambas em Paris. Após sua formação, iniciou sua carreira trabalhando em projetos de instalaçõesportuárias e ferroviárias. Entre 1853 a 1870, ele integrou o Service des Promenades et Plantations de La Ville de Paris, uma banca de engenheiros, com Jean-Pierre Barillet-Deschamps, Eugène Belgrand, entre outros. Sob o comando de Haussmann, a equipe realizou a renovação de Paris, com a França governada por Napoleão III.
Alphand desenvolveu diversas obras nesse período em que trabalhou na reformaparisiense, entre essas obras foram escolhidas quatro para serem analisadas: o Parc Monceau (fig. 1), o enfoque deste trabalho; o Buttes Chaumont (fig. 2); o Parc Montsouris (fig. 3); e por fim, o Bois de Boulogne (fig. 4). Além delas, ele também participou de obras, como: a praça do Templo; a avenida do Observatório do Paris; os Jardins dos Campos-Elísios; o boulevard Richard-Lenoir; o bosque deVincennes; e a praça de Battignolles.

ANÁLISE DAS OBRAS
Parc Monceau
O Parc Monceau foi, em seu início, propriedade de Phillippe d’Orléans, duque de Chartres, primo de Louis XVI. Em 1778, Phillippe decidiu criar um parque público, e contratou o escritor e pintor Louis Carrogis Carmontelle para projetar os jardins. Carmontelle empregou um arquiteto paisagista alemão chamado Etickhausen e o arquitetoBernard Poyet, para construir obras inusitadas pelo jardim, como a pirâmide egípcia (fig. 5) e as colunas clássicas (fig. 6). Carmontelle afastou-se das características dos jardins da época, apresentando uma série de cenas fantásticas desenhadas "para unir em um jardim todos os lugares e todos os tempos.". Conforme os estilos de jardim foram renovados, as características do Parc Monceau forammodificadas parcialmente. Em 1781, partes do parque foram remodeladas em um estilo paisagístico Inglês mais tradicional pelo escocês paisagista Thomas Blaikie. Em 1787, um muro foi construído ao longo da borda norte do jardim, junto com uma rotunda circular sob a forma de um templo clássico da ordem dórica, conhecido como o Pavilhão de Chartres (fig. 7), desenhado por Claude Nicolas Ledoux. 
 Duranteo Segundo Império, a família do duque vendeu alguns lotes do parque para imobiliárias, que construíram moradias de luxo, reduzindo o tamanho do parque pela metade.  Em 1860, a parte restante do parque foi comprada pela cidade, e em agosto 1861 o Parc Monceau se tornou o primeiro parque público em Paris para ser reformado por Alphand e sua equipe.
A disposição e o formato dos caminhos sãocaracterísticas importantes desse parque. Possuíam duas pistas principais a partir das direções leste a oeste e de norte a sul, encontrando-se no centro do parque, e as vielas de dentro do parque foram alargadas e pavimentadas, assim carruagens poderiam ser dirigiridas pelo parque. Durante a 3ª República francesa, o parque foi decorado com muitas estátuas de escritores e músicos, como Frédéric Chopin(fig.7) e Edouard Pailleron (fig. 8). Monceau possui traços do  estilo inglês, devido a seu desenho informal, às passarelas curvas (fig. 9) e às estátuas colocadas aleatoriamente. A obra rapidamente transformou o antigo jardim em um parque agradável e a aprovação foi geral. Atualmente, o parque tem nove entradas que são monitoradas por vigias, e possui áreas de lazer para crianças. Além disso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!