ALIMENTADOR DE ANIMAIS AUTOMATIZADO

1380 palavras 6 páginas
ALIMENTADOR DE ANIMAIS AUTOMATIZADO:
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO PROGRAMÁVEL
Aline Moreira Da Silva

Resumo: Este artigo relata o projeto e a construção de um sistema automatizado para a alimentação de animais. Este sistema foi elaborado por alunos do segundo período do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas, em um trabalho interdisciplinar. O objetivo é criar um sistema facilitador, automatizado, para a realização da alimentação animal. A intervenção humana se faz necessária apenas na programação dos horários das refeições e no reabastecimento do silo de armazenamento. O sistema é operado por um microcontrolador PIC. Nele o usuário pode programar horários distintos para a alimentação diária do animal, assim como a quantidade de alimento a ser fornecida. Uma ampla e desafiadora proposta de trabalho foi iniciada através de conceitos e competências motivadoras para a elaboração deste significativo projeto. Este é um trabalho interdisciplinar no contexto do Projeto Pedagógico do Curso, devido à necessidade de pesquisas em diversas áreas da eletrônica e a aplicação conjunta dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas ministras nos primeiro e segundo períodos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação.

1 INTRODUÇÃO
A rotina do dia-a-dia, muitas vezes, faz com que as pessoas fiquem ausentes de suas residências por um longo período. Pais que trabalham fora o dia todo e filhos que estudam, são exemplos desta ausência. A ausência prolongada se transforma em um fator de preocupação para as famílias que possuem animais de estimação, pois a necessidade básica do animal, a alimentação, acaba sendo realizada de forma não satisfatória.
Analisando a dificuldade enfrentada pelas pessoas quando se trata dos animais, os alunos do segundo período do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação criaram umsistema automatizado para a alimentação animal. Este sistema foi criado dentro do contexto

Relacionados