Algoritmos

Páginas: 4 (943 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
Conceitos fundamentais

Algoritmos

Algoritmos são encontrados em diversas situações da vida, por exemplo, ao ler uma bula de remédio vemos uma sequencia de passos para que possamos tomar omedicamento, isto é um algoritmo.

Segundo o dicionário Aurélio um algoritmo pode ser definido como um “Conjunto de regras e operações bem definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema,ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas”.

Em outras palavras, um algoritmo consiste em uma sequência de ações que devem ser executadas para a resolução de um problema ou para arealização de uma tarefa. Como exemplos de algoritmos utilizados em nosso dia a dia, podemos citar uma receita culinária, um manual com instruções de como montar um móvel.

Os algoritmos podem serrepresentados de diferentes formas, as principais representações são:

Descrição Narrativa: faz uso da linguagem natural para expressar os algoritmos, ou seja, para expressar os passos para arealização das tarefas.
Diagrama de Chapin: São utilizados representações em retângulos para determinar as ações.
Fluxogramas: é uma forma de representação gráfica que emprega formas geométricas paraindicar as diversas ações (passos) e decisões que devem ser executadas para a resolução dos problemas. Também é conhecida por diagrama de blocos, pois os fluxogramas são constituídos por caixas ou blocosque contêm as instruções a serem realizadas. Essas caixas são conectadas por setas que indicam o fluxo das ações. Cada uma das formas geométricas utilizadas indica uma determinada ação.
Pseudocódigo(português estruturado, ou Portugol): utiliza uma linguagem intermediária entre a linguagem natural da descrição narrativa e a linguagem de programação. É a forma mais utilizada para representação dealgoritmos computacionais, uma vez que é flexível, resumida, não propensa a ambiguidades e proporciona uma facilidade de tradução para uma linguagem de programação.

Programas

Os algoritmos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!