Alfafetização e Letramento

1642 palavras 7 páginas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 000) – Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento
00/00/00

RESUMO

Na atualidade tem se debatido a respeito das diferenças entre alfabetização e letramento. Investiga-se o real significado, exatamente porque essa tem sido uma das características mais complexas na aplicação pedagógica. No entanto, a alfabetização é o procedimento de lançar o educando no relacionamento com as letras. Ele aprende a empregar o alfabeto e perceber seu sentido e compreensão. Porém a alfabetização poderá ser de indivíduos adultos. O Letramento configura uma atribuição mais ampla e, contudo subordina-se a alfabetização. Letramento e Alfabetização confundem-se, daí a importância dessa reflexão.

Palavras-chave: Conhecimento. Alfabetização. Letramento.

1 INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos a alfabetização tem sido objeto de numerosos debates teóricos e de métodos, estabelecendo que a escola e, especialmente os professores que lutam com o estímulo de alfabetizar tomem posição em referência às mesmas, o que provavelmente terá efeito para as práticas pedagógicas que irão utilizar. As discussões a respeito da efetividade dos métodos de alfabetização originam choque entre os métodos sintéticos e analíticos e sucedem uma combinação dos dois, ou seja, método analítico-sintético.
Para anteceder as implacáveis diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura e da escrita e prevenir os eventuais fracassos que os métodos em si não eram capazes de desviar, adotou-se um conjunto de pré-requisitos para uma alfabetização de sucesso, e beneficiar uma maturidade dos vários aspectos.
Após a disseminação das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita (Ferreiro e Teberosky 1986) a perspectiva construtivista tornou-se uma das mais influentes na construção de novas propostas de alfabetização, por que revela a evolução conceitual por quais

Relacionados