AGROINDUSTRIA

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Efeitos Dos Produtos Químicos Rurais A Humanidade E Ao Planeta


A utilização de agentes químicos na agricultura (agroquímicos), que sem dúvida acarreta uma série de impactos ambientais quando usado de maneira indevida e põe em risco a saúde a vida humana, além de ressaltar alguns dos possíveis problemas que o ecossistema enfrenta diante do uso indiscriminados destes produtos. Este artigoainda procura mostrar os leitores através deuma pesquisa bibliográfica as graves conseqüências que este uso indiscriminado de agroquímicos pode trazer ao meio ambiente e a importância da consciência ambiental para um futuro melhor.
O trabalho agrícola pode ser considerado uma prática perigosa na atualidade. Dentre os vários riscos ocupacionais, destacam-se osagroquímicos que são relacionados aintoxicações dos seres vivos e diversos outros danos ambientais.
Partes dos agricultores desconhecem os riscos impostos por esses produtos, conseqüentemente, negligenciam algumas normas básicas indispensáveis para a segurança notrabalho, partindo desse ponto este trabalho tem a finalidade de mostrar aos leitores a importância do uso correto desses agroquímicos para preservação do meio ambiente e dasaúde humana.
Osagroquímicos classificam-se em:

1. Os BACTERICIDAS destinam-se ao controle de doenças causadas por bactérias.

2. Os NEMATICIDAS são destinados ao controle de nematóides.

3. Os HERBICIDAS são osdefensivos destinados ao controle do mato.

4. Os FUNGICIDAS são usados no controle de doenças causadas por fungos.
5. Os INSETICIDAS destinam-se ao controle dos insetos.
6. OsACARICIDAS são os defensivos destinados ao controle de ácaros.
Esse uso indevido e inadequado dos agroquímicos podem causar grandes danos econômicos e ambientais à sociedade. Quando usado incorretamente, este causa contaminação da água e dos solos, pois se desloca no meio ambiente, através dos ventos e água da chuva para locais distantes do local aplicado. Ele ainda pode ser responsável pelos altosíndices de intoxicação verificados entre os produtores e trabalhadores rurais, além de provocar a contaminação dos alimentos.
O uso de agroquímicos no campo atinge primordialmente os trabalhadores rurais, que manuseiam e aplicam estes compostos. A Organização Mundial de Saúde estima que ocorreram no mundo até 2000 cerca de quatro milhões de intoxicações agudas causadas por esses compostos, comcerca de 220 mil mortes por ano. Cerca de 70% dos casos registrados ocorreram em países em desenvolvimento (JEYARATNAM, 1990, p.207).
O uso de equipamentos de proteção adequados pelo agricultor pode reduzir em até 100 % a exposição (BONSAL, 1985, p.13). Entretanto, devido a questões econômicas, culturais ou desinformação quanto ao risco, o uso desses equipamentos, muitas vezes, é precário ouinexistente.
Alguns fatores inter-relacionados atuam como determinantes da amplificação e da redução do impacto que o uso do agroquímico pode acarretar sobre a saúde das populações humanas, tais como: a) o baixo nível de escolaridade; b) a falta de uma política de acompanhamento/aconselhamento técnico mais eficiente; c) as práticas exploratórias de propaganda e venda, por parte das indústriasprodutoras e centros distribuidores de agrotóxicos; d) o desconhecimento de técnicas alternativas e eficientes de cultivo; e) a pouca atenção dada ao descarte de rejeitos e de embalagens; f) a utilização/exposição continuada dos agrotóxicos; g) o teor eminentemente técnico do material informativo disponível às populações rurais; h) as dificuldades de comunicação entre técnicos e agricultores; i) ausênciade iniciativas governamentais eficientes para prover assistência técnica continuada aos trabalhadores rurais; e j) a falta de estratégias governamentais eficientes para o controle da venda agrotóxicos.
Os Defensivos Agrícolas
O homem vem aprendendo desde a pré-história, a praticar a agricultura de uma maneira mais produtiva com a finalidade de assegurar o seu sustento. No entanto ele convive...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agroindustria
  • Agroindustria
  • agroindustria
  • Agroindustria
  • Agroindustrias
  • Agroindustria
  • Agroindústria
  • Agroindustria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!