raehjhfkjk

266 palavras 2 páginas
Impairment – Definição

A palavra impairment, é de origem inglesa, e tem como tradução no contexto de gestão contábil como “deterioração” ou “depreciação”. Em suma, tem relação a perda de valor de determinado ativo de um empreendimento. Tal depreciaçao pode ser ocasionada devido a vários fatores: desgaste por uso, pelo tempo, jornadas de trabalho diferenciadas (depreciação acelerada), etc.
Redução ao Valor Recuperável de Ativos
Com as regras de contabilidade definidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( CPC ) e pela CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ), temos o “impairment” que deve ser obrigatoriamente adotado pelas empresas de capital aberto, podendo levar a baixas contábeis em série. Desta forma, esta regra, pode ser entendida como a redução ao valor recuperável de ativos, que deve ser executada sempre que for relatado diferenças entre a projeção de geração de caixa, com valor inferior ao qual tem o ativo registrado, tais verificações são executadas ao fim de cada balanço. Desta forma, é necessário executar a baixa contábil da diferença, para se adequar a nova deliberação.
Teste de Impairment e a Redução ao Valor Recuperável de Ativos
Para execução correta da redução ao valor recuperável de ativos, é necessário a verificação ao fim de cada balanço. Tal verificação é conhecida como teste de impairment ou teste recuperabilidade (também conhecido como teste de recuperabilidade de ativos). Através do resultado de tais testes, é possível confirmar a necessidade ou não da redução ao valor recuperável de ativos em questão. A execução de tais procedimentos são fundamentais para o correto controle do patrimônio e execução eficiente da Gestão Patrimonial.

http://www.cpcon.eng.br/gestao-patrimonial/empresarial/impairment-e-gestao-contabil/

Relacionados