Agricultura Familiar

Páginas: 16 (3844 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
No dia 24 de fevereiro de 2011, cerca de 60 pessoas estiveram na Câmara de Vereadores de São João do Triunfo (PR) para tratar do encaminhamento de denúncia relacionada aos graves problemas ocorridos na safra de fumo deste ano decorrentes do uso do agrotóxico Gamit, um produto que faz parte do “pacote de insumos” entregue pelas empresas fumageiras.
Agricultores e agricultoras familiares, adultose jovens, homens e mulheres, representantes de organizações de base e estudantes do Centro Sul do Paraná e do Planalto Norte Catarinense se reuniram com representantes de entidades de assessoria, como a AS-PTA e Terra de Direitos, e do poder público estadual e municipais para expor os principais problemas verificados e discutir medidas para reverter a situação.
O Gamit é um potente venenoutilizado no início da cultura do fumo. Seus impactos sempre foram percebidos pelas famílias que plantam o tabaco, ainda que em menor escala e de forma variada entre os municípios. Na safra 2010-2011, porém, os sintomas se tornaram mais visíveis, com a contaminação e morte de plantas diversas há mais de 800 metros dos locais de aplicação do herbicida e mesmo em plantas isoladas dentro de matas. Comodisse alarmado o agricultor Valmor Pase, de São João do Triunfo: “A sensação é de que estamos dentro de uma bolha de veneno.”
Os fatos já vinham sendo denunciados desde a primavera de 2010 pelos grupos de agricultores familiares da região. A polêmica cresceu e, com o passar dos meses, chegou-se à conclusão de que somente uma ação organizada e coletiva poderia trazer resultados concretos. Sindicatose entidades de assessoria entraram nas discussões e o assunto ganhou prioridade na pauta do Coletivo Triunfo, grupo intermunicipal que tem trabalhado a transição agroecológica dos sistemas de produção valorizando experiências desenvolvidas pelas famílias em seus aspectos ecológicos, econômicos e ambientais. Foram então colhidos relatos e montou-se um dossiê com fotos da degradação paraexemplificar o drama vivido por muitas famílias da região.
No dia 17 de janeiro, durante uma reunião do Coletivo, foi feita uma visita à propriedade do Sr. Silvestre de Oliveira, da comunidade Santa Luzia em Fernandes Pinheiro, uma das mais afetadas da região. Ele contou que, por ser vizinho de um agricultor que planta fumo, ele vem percebendo que também está sendo atingido, apesar de há 23 anos sua famíliavir recuperando e mantendo uma área de quatro hectares com rica biodiversidade, O que eu vou fazer agora que perdi tudo? As frutas caíram, as laranjeiras tão secando e o que vimos mostra que tá tudo contaminado! Como eu vou vender um alimento assim para as crianças comerem? O que não quero pros meus filhos não posso dar pros outros, diz angustiado o agricultor. E complementa: Também não adiantaeu ir brigar com meu vizinho, que é agricultor familiar que nem eu. O problema é com as empresas que trazem esses venenos.
Após visita à propriedade do Sr. Silvestre, decidiu-se por encaminhar formalmente a denúncia ao Ministério Público dos municípios e dos estados. O grupo elaborou uma carta pedindo providências urgentes principalmente sobre a questão do Gamit, uma vez que a safra passada estáterminando e os técnicos das empresas fumageiras apressam-se em fechar novos “pedidos” para entrega dos pacotes de insumos para a safra 2011-2012.
A seguir, leia a carta na íntegra:
Carta às Autoridades – Coletivo Triunfo
Nós, agricultores familiares organizados por meio do Coletivo Triunfo, sujeito coletivo do qual fazem parte famílias dos municípios de São João do Triunfo, São Mateus do Sul,Fernandes Pinheiro, Palmeira, Rio Azul, esses no Paraná, e Bela Vista do Toldo e Irineópolis, no estado de Santa Catarina, reunimo-nos no dia 24 (vinte e quatro) de fevereiro do ano de 2011 para expor, denunciar e pedir providências quanto às violações a diversos direitos, dentre eles o de livre escolha do nosso sistema de produção, e também quanto aos danos gerados à nossa saúde e ao meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura Famíliar
  • Agricultura Familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!