Afetividade na aprendizagem

Páginas: 15 (3513 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TEMA
A influência da afetividade na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

PROBLEMA
Qual o papel da afetividade na visão dos educadores e da família?

HIPÓTESE
Na atualidade pode-se perceber a ausência da afetividade em sala de aula e até mesmo no âmbito familiar, devido a essa preocupação a pesquisa tem também por finalidade levar ao conhecimento dosprofissionais da educação as consequências que essa ausência causa na criança em fase de desenvolvimento e como é prejudicada a construção do conhecimento, levando o aluno a ter bloqueios de aprendizagem, a ser inseguro e, muitas vezes contribuindo para a evasão escolar. Para melhor compreensão, esta pesquisa está fundamentada em autores da área da educação, nos quais pode-se destacar Vygotsky, Wallon eJean Piaget, dentre os demais que não menos importantes contribuíram de forma significante na construção da mesma.
É de grande relevância o professor conhecer seu aluno sabendo o contexto em que ele está inserido, conhecendo assim suas dificuldades e seus problemas para que saiba trabalhar em sala de aula de forma que faça a diferença na vida da criança, dando a ela prazer pela escola, vontade deaprender, transmitindo segurança, confiança e oferecendo amor, pois muitas crianças mostram-se carentes em sala de aula e sem nenhuma vontade de estar ali, e cabe à escola e ao educador despertar esse interesse no aluno, não deixando a família de fora dessa responsabilidade que também é incumbida.





OBJETIVOS
-GERAL:
Analisar de que forma a afetividade e o bom relacionamento entreprofessor e aluno influenciam na construção do conhecimento.

-ESPECÍFICOS:
1- Verificar a importancia da afetividade no contexto escolar.
2- Identificar como professor e familiares percebem a afetividade na vida das crianças.
3- Descrever a importância da afetividade familiar no processo de ensino apredizagem da criança.

JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema se deu pela identificação com aárea de atuação, no qual despertou o interesse e a paixão, e devido a isso foi grande a vontade de tentar transmitir para os demais educadores a necessidade e a importância que tem o afeto na vida de uma criança, podendo assim fazer com que tenham esse mesmo interesse.
Outro fator que influenciou a escolha deste tema se deu pelo interesse em contribuir para a compreensão e mudança do contextoeducacional, como pela necessidade de mostrar e conscientizar os educadores e pais sobre a importância que a afetividade tem na vida das crianças, pois o afeto é fundamental no desenvolvimento e na formação de caráter. Pois pode-se perceber que ultimamente a afetividade não está presente em sala de aula e até em algumas famílias, prejudicando assim o desenvolvimento e construção de conhecimento dacriança, uma vez que a ausência da afetividade pode ser umas das causas que faz com que o aluno tenha bloqueios de aprendizagem, tornando-o inseguro.





REFERENCIAL TEÓRICO

1. Definição de Afetividade

Na realidade educacional na qual hoje presenciamos, é perceptível a falta do afeto nas salas de aula. A educação não se faz apenas com conhecimentos prontos e acabados, onde as fórmulaspredominam, ela é um processo gradual e que só se completa e se torna eficaz com a presença do amor, pois não havendo afeto, ela acaba se tornando um ritual massacrante e feito por obrigação, dificultando assim a aprendizagem dos alunos.
Entender o ser humano, considerando os aspectos afetivos e cognitivos na construção do conhecimento fará com que se alcance o êxito no processoensino-aprendizagem, mudando a realidade educacional. Porém antes, é necessário diferenciar afetividade, emoção, sentimento e paixão.
Para a psicanálise, afetividade é o conjunto de fenômenos psíquicos manifestados sob a forma de emoções ou sentimentos e acompanhados da impressão de prazer ou dor, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza; e afeto, o termo que a psicanálise foi buscar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Afetividade e aprendizagem
  • Afetividade e aprendizagem
  • Afetividade na aprendizagem
  • afetividade e aprendizagem
  • Afetividade e Aprendizagem
  • Afetividade e aprendizagem
  • afetividade e aprendizagem
  • A afetividade na aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!