afasia

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
1 Afasia anomica
- A fala dos pacientes com afasia anômica é fluente e gramatical. Sua compreensão é excelente, mas eles têm dificuldade em encontrar palavras apropriadas.
- As pessoas com afasia anômica podem entender o que as outras dizem, e o que elas dizem tem pleno significado, mesmo se usarem frequentemente o modo circular para dizer o que querem.
- A anomia tem sido descrita como umaamnésia parcial para palavras.

2 Afasia anomica
- A paciente anômica parecia ter mais dificuldades para encontrar substantivos do que outros tipos de palavras.
- Durante vários anos, pensei que nossa paciente fosse única. No entanto, mais recentemente, padrões similares de deficiências foram relatados na literatura.
- Danos em ambas as regiões (pólo temporal e córtex temporal inferior) causamanomia para ambos os tipos de substantivos (próprios e comuns).

3 O que dizer sobre a capacidade de nomear ações?
- Vários estudos verificaram que a anomia para verbos (averbia) é causada por dano ao córtex frontal, ao redor e na área da Broca.
- Os lobos frontais são devotados ao planejamento, organização e execução de ações, de modo que não deveria nos surpreender o fato deles estaremenvolvidos em tarefas de recordação dos nomes das ações.
- A atividade produzida pela simples leitura dos substantivos foi subtraída, deixando apenas a atividade associada com o processo de produção dos verbos.
- Possivelmente, a atividade no lobo temporal representa processos neurais envolvidos com a compreensão dos nomes, enquanto a atividade no lobo frontal representa os processos neuraisenvolvidos diretamente com o pensamento das ações apropriadas e dos verbos associados.





4 Afasia em pessoas surdas
- A linguagem de sinais é expressa por movimentos das mãos
- A linguagem de sinais não é inglês, nem é francês, nem espanhol ou chinês; a forma mais comum na América do Norte é a LAS – Linguagem Americana de Sinais.
- A LAS é uma linguagem completa, contendo sinais parasubstantivos, verbos, adjetivos, advérbios e todos os outros elementos da fala contidos nas linguagens orais.

5-
- Alguns pesquisadores acreditam que, na história de nossa espécie, a linguagem de sinais precedeu a linguagem falada.
- Rizzolatti e seus colaboradores encontraram em macacos uma área na parte rostral do córtex pré-motor ventral que se tornava ativa sempre que os macacos viam ouexecutavam vários movimentos, tais como, preensão, sustentação ou manipulação.
- Esses neurônios-espelho poderiam estar envolvidos no desenvolvimento dos gestos manuais que são usados na comunicação, e eles sem dúvida alguma, são usados por pessoas surdas durante a comunicação por linguagem de sinais.
Um vídeo com frases na linguagem de sinais http://www.youtube.com/watch?v=iHrOnKKvfIQ
6 A gramáticada LAS é baseada em sua natureza visual, espacial.
- Aqueles que usam os sinais também podem modificar o significado deles por meio da expressão facial, da velocidade ou da força com que os executam. Assim, muitas das preposições, adjetivos e advérbios encontrados nas linguagens falados não requerem palavras especificas na LAS.
- Uma tradução literal de uma linguagem falada para uma linguagemde sinais (ou vice-versa) é impossível.

7
-O fato da gramatica da LAS ser espacial sugere que os distúrbios de afasia, em pessoas surdas que usam a linguagem de sinais, poderiam ser causados por lesões no hemisfério direito, que está primariamente envolvido na percepção espacial e memória.
- Contudo, todos os casos da literatura sobre pessoas surdas com afasia de sinais relatados até agora,envolveram lesões no hemisfério esquerdo. Por isso, a linguagem de sinais, tal como a linguagem oral e escrita, parece ter a compreensão e expressão fundamentadas primariamente no hemisfério esquerdo.

8 Leitura Labial
- Quando as pessoas surdas comunicam-se com pessoas que ouvem e que não sabem a linguagem de sinais, torna-se necessário que elas usem a escrita ou a leitura labial das pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AFASIA
  • Afasia
  • Afasias
  • Afasias
  • Afasias
  • afasia
  • afasias
  • Afasia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!