afasia

Páginas: 2 (329 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
Há vários tipos de afasia. A classificação das afasias faz-se através de provas de avaliação específica que avaliam normalmente a fluência do discurso, a capacidade de compreensão, repetição enomeação. Estas alterações podem ocorrer ao nível fonético, sintático, semântico ou pragmático do processamento da linguagem. O clínico especialista na terapia com pacientes afásicos é o Terapeuta daFala/Fonoaudiologo.

As afasias são estudadas tanto pela neuropsicologia, pela medicina e pela linguística sendo o tratamento interdisciplinar.

Segundo a neuropsicologia, distinguem-se dois grandesgrupos de afasias, cada uma das suas variedades referindo-se a lesões cerebrais de localização precisa: o grupo das afasias de expressão e o grupo das afasias sensoriais ou de recepção. As afasias deexpressão compreendem essencialmente:

Afasia de Broca: descoberta por Paul Broca (1861), que se caracteriza por uma perturbação da expressão oral e escrita (dificuldade ou incapacidade de articularum discurso, de produzir linguagem eficientemente) e por uma alteração ligeira a moderada da compreensão que tende a melhorar. A característica marcante dessa afasia é Discurso hesistante, tendência arepetir frases ou palavras, sintaxe e gramática desordenadas e estrutura desordenada de palavras individuais

Afasia de Condução: Grande espectro de lesões que acometem as áreas subcorticais,principalmente o fascículo arqueado, que conecta as áreas de Broca (áreas 44 e 45 de Brodmann) e de Wernicke (Área 22). Causa dificuldade de propor respostas adequadas, embora a compreensão estejapouco alterada. O sintoma principal é uma alteração do sistema fonológico que se exprime com prejuízo da repetição, da escrita quando ditada e da leitura em voz alta, da reprodução de ritmos e pelapresença de parafasias na linguagem espontânea.

Afasia sensorial (receptiva) e Afasia de Wernicke: são afasias fluentes, caracterizam-se por uma perturbação do compreensão do discurso, embora a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AFASIA
  • Afasia
  • afasia
  • Afasias
  • Afasias
  • Afasias
  • afasias
  • Afasia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!