AF. Bem para toda vida

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Atividade Física, um bem por toda vida
Comer bem e ser fisicamente ativo é importante em todas as fases da vida, não importa quão jovem ou velho somos.
O fato de nossos corpos precisarem de coisas diferentes nos diferentes estágios de nossa vida, o que comemos e bebemos, os tipos e quantidades de atividades físicas e suas necessidades, podem variar ao longo da vida. As necessidadesnutricionais nos primeiros anos de vida diferem, por exemplo, daquelas do período médio da infância, da adolescência e da fase adulta.
No início da vida
Desde o início, alimentação saudável e atividade física fazem uma grande diferença para a nossa saúde. O período da gravidez é um momento muito importante. A mãe deve se manter ativa e se alimentar adequadamente para dar ao seu filho o melhor começo devida possível.
As alterações fisiológicas decorrentes de uma gravidez sem complicações, não representam nenhuma contraindicação para a prática de atividades físicas, assim como não se espera qualquer tipo de lesão ao feto. Alguns casos apresentam contraindicações relativas e absolutas de origens médicas e ginecológicas que devem ser observadas. 
No entanto, existem razões suficientes para indicar aprática de atividades físicas para a melhoria do condicionamento físico durante a gravidez. Isto irá refletir tanto na saúde da gestante quanto na da criança. Se a gestante já realizava exercícios físicos, deve se manter as atividades físicas já praticadas, com redução progressiva até o segundo e terceiro trimestres.
Os bebês e as crianças pequenas precisam realizar atividades físicas diárias,que promovam a saúde relacionada à aptidão e habilidades motoras. É nesse importante período que se define as bases para a saúde ao longo da vida. Faz-se necessário muitos cuidados em relação a alimentação. A saúde geral da criança em crescimento depende de uma série de fatores hereditários e ambientais. A prática de exercícios físicos e a nutrição adequada são de fundamental importância entre osfatores ambientais.
Os bebês devem ser incentivados a se movimentarem o tempo todo, mesmo antes de começarem a engatinhar. A partir do momento em que a criança começa a andar, elas devem se manter fisicamente ativas pelo menos 3 horas por dia, todos os dias da semana, dando preferência as atividades que envolvam grandes grupos musculares.
Crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes precisamse alimentar de forma saudável e praticar muita atividade física durante seus anos de crescimento. O aumento da atividade física e o estresse musculoesquelético são importantes para promover o crescimento físico saudável e o bom desenvolvimento psicológico nas crianças e adolescentes. Além disso, o envolvimento desta população no treinamento esportivo poderá oferecer benefícios específicos emlongo prazo para a saúde, como por exemplo, a estimulação do crescimento e densidade óssea que pode amenizar o risco de uma futura osteoporose nas fases subsequentes da vida.
Informações atuais indicam que o treinamento físico vigoroso em crianças não afeta os padrões normais de crescimento. Nesta fase da vida, o exercício atua sobre os estoques calóricos e compete pelos nutrientes disponíveis com ademanda energética do crescimento normal. Portanto, deve-se assegurar que crianças e jovens não treinem em estado de balança calórico negativo.
A atividade física potencializa e estimula a produção de fatores de crescimento. Exercícios musculares geram estresse mecânico localizado, ativando o crescimento do sistema musculoesquelético.
Em crianças e jovens, os processos de adaptação a cargasfisiológicas e psicológicas são basicamente iguais aos de adultos. No entanto, o tipo de carga nas principais qualidades básicas, devem ser orientadas quantitativamente e qualitativamente de acordo com as características específicas de cada idade e, por conseguinte, de acordo com as diferenças nas capacidades de suportar uma carga de exercícios.
As atuais diretrizes recomendam pelo menos 60 minutos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cuidando por toda a vida: saúde ou bem está
  • Vida toda
  • bem com a vida
  • Lições para toda a vida
  • Um verão para toda a vida
  • amor para toda vida
  • A Gua Um Bem Comum A Todas As Pessoas
  • Vida Boa e Vida Bem Sucedida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!