AED INFORMATICA

656 palavras 3 páginas
AED – INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO
COMPARATIVO ENTRE LINGUAGEM JAVA E LINGUAGEM C++

Linguagem Java, é uma linguagem de programação orientada para objetos, ou seja, o comportamento dos objetos determinados por classes, amplamente difundida, a linguagem Java foi desenvolvido pela empresa Sun Microsystems por James Gosling em meados de 1990. Na linguagem Java é gerado um código intermediário, determinado como bytecode, a ser interpretado e executado pela JVM (Java Virtual Machine), a vantagem nisso é o alto grau de portabilidade dos programas desenvolvidos. A linguagem Java é a mais importante da plataforma Java, que no momento pertence a empresa Oracle.
A Linguagem C++ foi desenvolvida por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs, durante a década de 1980, com o objetivo de implementar uma versão distribuída pela empresa Unix. A ideia principal foi de agregar o conceito de classes e de orientação a objetos. A partir da primeira versão de 1983, a linguagem foi sendo revisada e evoluindo, tornando-se disponível em 1985.
A maneira de se programar em linguagem Java é muito similar a linguagem C++, mas existem algumas diferenças importantes que devem ser levadas em consideração pelos programadores.
O compilador pode ser invocado por uma linha de comando com a sintaxe: javac nome.java. Este arquivo nome.java pode conter mais de uma classe, mas apenas uma poderá ter o atributo public. O compilador gera vários arquivos com extensão class, um para cada classe do arquivo compilado. A exemplo do compilador, o interpretador pode também ser chamado por meio de uma linha de comando com a seguinte sintaxe: java nome.class. O arquivo nome.class deve ser referente a classe que possui o método main.
Da mesma maneira que C++, a linguagem Java suporta herança de objetos, mas não suporta heranças múltiplas. Em seu lugar Java admite uma nova construção chamada "interface". As interfaces especificam o comportamento de um objeto sem definir a sua implementação. Java suporta a herança múltipla

Relacionados