Adsorventes de Micotoxinas

Páginas: 18 (4270 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
As micotoxinas são compostos quimicamente tóxicos produzidos por diversos fungos, particularmente por espécies de Aspergillus, Fusarium, Penicillium, Claviceps e Alternaria. As mais comuns são as aflatoxinas, ocratoxina A, tricotecenos, zearalenona e fumonisinas. Foi verificado que a contaminação por micotoxinas pode afetar cerca de 25% da produção de grãos no mundo a cada ano(FERRARI, 2007).
As micotoxinas são bastante encontradas em grãos e cereais, devido à facilidade de contaminação desses alimentos, que pode se dar por duas maneiras: por fungos patogênicos que crescem nas plantas ou por fungos que crescem saprofiticamente durante o armazenamento dos grãos. No entanto, nem todos os fungos que crescem nas plantas necessariamente produzirão micotoxinas, portanto adetecção do fungo não
significa obrigatoriamente a presença destas. Entretanto, altas taxas de contaminação por estas micotoxinas foram relatadas mundialmente em grãos de cereais e rações animais (SPAHR; WALTHER; SIEBER; GAFNER; GUIDON, 1999.)
O consumo de dietas contaminadas por micotoxinas pode induzir efeitos agudos e crônicos, resultando em teratogênese, carcinogênese, impactos estrogênicos ouimunossupressivos, não somente em animais, mas também no homem, ao passo que usualmente os animais sofrem mais devido ao consumo de grãos de baixa qualidade. Nos animais, as dietas contaminadas por micotoxinas podem levar a outras conseqüências, como recusa alimentar, pobre conversão alimentar, diminuição de ganho de peso corpóreo, aumento na incidência de doenças devido a imunossupressão einterferência na capacidade reprodutiva, que são responsáveis por grandes perdas econômicas (CAST, 1989).
O termo micotoxina tem sido utilizado para definir um grupo de metabólitos secundários produzidos por fungos e que induzem uma série de reações tóxicas no organismo. Esses fungos podem se desenvolver nos alimentos no campo ou durante o armazenamento. Vários autores têm associado o baixo desempenhode suínos quando alimentados com dietas contaminadas por micotoxinas (MULLER et al., 1999; AGAG, 2004a; RUSTEMEYER et al., 2010).
Para se evitar as micotoxicoses diversas estratégias são investigadas que podem ser divididas em métodos químicos, físicos e biológicos (HUWIG; FREIMUND; KÄPPELI, 2001). Mas a melhor forma de evitar a contaminação de micotoxinas nos grãos é prevenindo a sua formação,por exemplo: ceifar o grão em maturidade e com baixa umidade e armazenar em condições refrigeradas e secas. O problema é que a execução de tais medidas é difícil em países com clima úmido e quente (NAHN, 1995).
Em relação aos métodos biológicos, estes estão em estudos e ainda não são utilizados nas práticas de descontaminação de micotoxinas. Esses métodos incluem procedimentos fermentativos commicrorganismos. Um exemplo é a conversão de aflatoxina B1 pelo Flavobacterium auranticum em produtos menos tóxicos. A desvantagem é que este processo mostrou-se lento e incompleto (SEKIYAMA, 2006).
Quimicamente, algumas micotoxinas podem ser destruídas pelo uso de hidróxido de cálcio, ozônio ou amônia. A amonização é um procedimento liberado em diversos países para descontaminação de aflatoxina.As principais desvantagens para esse tipo de descontaminação química são a ineficiência contra outras micotoxinas e a possível deterioração da saúde do animal pelo excesso de resíduos de amônia na ração (FERRARI, 2007).
O processo físico, através do uso de adsorventes misturados a rações é o mais utilizado atualmente (RAMOS; HERNANDEZ. 1997). Os materiais adsorventes, não nutritivos, se unem àmicotoxina no trato gastrintestinal, diminuindo a biodisponibilidade da micotoxina e associações tóxicas. Os adsorventes mais eficientes são aqueles que conseguem adsorver o maior número de micotoxinas diferentes (SWAMY, HVLN. 2002).
Dentre todos esses métodos de descontaminação, a utilização de adsorventes ligados a micotoxina, é o caminho mais aplicado para proteger animais contra os efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • micotoxinas
  • Micotoxinas
  • micotoxinas
  • Micotoxinas
  • Micotoxinas
  • micotoxinas
  • micotoxinas
  • Micotoxinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!