ornito micotoxicoses

286 palavras 2 páginas
Micotoxicoses
Características
Na avicultura, as micotoxinas tem grande importância devido seus efeitos prejudiciais para a saúde animal.
Agente Etiológico
As aflatoxinas são atualmente as mais estudadas devido aos maiores impactos sobre o desempenho produtivo e reprodutivo das aves, causam lesões no sistema hepático, causando profundas alterações na síntese de proteínas e consequentemente maior impacto econômico.
As fumonisinas, grupo mais recentemente descoberto, tendo sua atuação na interferência sobre a síntese dos esfingolipídios, principais constituintes a membrana celular.
As ocratoxinas, têm sua ação principalmente no sistema renal das aves, afetando a filtração glomerular.

Sintomas
As aflatoxinas causam lesões no sistema hepático, causando profundas alterações na síntese de proteínas nas aves. as

Diagnóstico
O diagnóstico definitivo da micotoxicose na avicultura de postura envolve a identificação e quantificação da toxina específica no alimento por meio de técnicas de cromatografia gasosa e líquida, e teste ELISA. O crescimento de fungos do alimento ou da cama cultivada em meios apropriados não indicam a presença e/ou produção de micotoxinas.
Diagnóstico Diferencial

Tratamento
Remoção do alimento contaminado, tratamento de infecções secundárias, suplementação de proteínas, vitaminas e minerais.
Profilaxia
O desenvolvimento fúngico pode ser controlado pela secagem, com diminuição do nível de umidade dos grãos utilizados na ração e armazenamento adequado do alimento. Como alternativas existem métodos que utilizam substâncias químicas que inibem o crescimento fúngico, tais como os ácidos orgânicos (ácido propiônico, acético, fórmico, etc.) sendo geralmente utilizado na forma de seus sais correspondentes (sódio, cálcio ou potássio), entre esses o propionato de cálcio é de ampla utilização em rações avícolas. Em alimentos já contaminados com micotoxinas é indicado o uso de adsorventes, substâncias inertes que reduzem a absorção de micotoxinas pelo trato

Relacionados