administrador

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O papel das heurísticas no julgamento e na tomada de decisão sob incerteza.
Muitas decisões do dia-a-dia são feitas com incerteza, relacionada aos resultados de uma possível tarefa envolvendo a decisão, isso faz com que tenhamos uma visão do futuro incerto. Muitas decisões importantes são feitas sem conhecimento do que poderá ou não acontecer, exemplos disso é: dirigir um carro, realizar umdiagnostico médico. As situações mudam e quem pratica o ato, tem que saber que a qualquer momento o rumo poderá ser alterado. Existe também a decisão de risco, onde há necessidade de conhecer as probabilidades do output.
Existem modelos de tomada de decisão, seja por incerteza ou risco, os princípios clássicos é a maximização dos resultados e diminuição das possibilidades de prejuízo, e essesmodelos descritivos têm por objetivo descrever como os seres humanos tomam decisões. Hastie (2001) afirma que historicamente, a ênfase foi modificada, passando a incidir sobre métodos de tomada de decisões com informações não confiáveis e incompletas, em ambientes complexos e suscetíveis a rápida mudança, e levando em conta o processamento mental limitado. A utilização de heurísticas nos ambientescomplexos aproxima as boas decisões. Essa utilização diminui a complexidade e prediz o julgamento.
“Heurísticas e Vieses” provinda de pesquisas da Psicologia nas décadas de 50 e 60 onde mostram que os julgamentos humanos são menos coerentes que modelos matemáticos. Com a Psicologia o conceito de racionalidade foi reexaminado. Os estudos tiveram partida de que as pessoas têm capacidade limitada para otrabalho mental. O julgamento e tomada de decisão as heurísticas assumem o papel de simplificar o processo de incerteza.
A impossibilidade do domínio da racionalidade é pelo fato das alternativas serem incertas. Esse artigo aborda as questões: “Eu penso que...” ou “As chances são...” três heurísticas são apresentadas quanto à incerteza: A ancoragem e ajustamento; A disponibilidade de instancias ecenários; e Representatividade.
Ancoragem e ajustamento
Esses termos foram popularizados na literatura sobre julgamento e tomada de decisão. Em julgamento sob incerteza ela se baseia como ancora tendo base como um valor ou resposta inicial, influenciando a resposta final, esse processo é inicializado com a comparação da ancora e do alvo, em outros estudos as pessoas são impulsionadas a compararo valor da ancora como o valor do alvo.
A ancoragem é quando o individuo baseia-se em um resultado de calculo incompleto, Entretanto a heurística de ancoragem e ajustamento possa ser útil nos julgamentos e decisões, economizando tempo e sem demanda de esforço cognitivo isso pode levar a vieses.
A ancoragem é observada em diversas tarefas em conhecimento geral, probabilidade, na áreajurídica, preços de imóveis, negociações, metas pessoais.
As causas de ancoragem ainda não são conhecidas, o que poderiam evitar ou amenizar possíveis vieses no julgamento, alguns efeitos tem sido explicados através da idéia de ajustamento insuficiente.
Estudos recentes autores sugerem que a origem da ancoragem esteja em estagio de recuperação de informação, seus efeitos ainda são robustos e aindadesenvolvendo pesquisas que demonstram que a ancoragem possui um efeito poderoso, onde os grupos são suscetíveis aos efeitos de uma ancora arbitraria.
Disponibilidade
De acordo com Tversky e Kahneman (1974), em algumas situações, a facilidade com que um determinado fato é lembrado ou imaginado pelo individuo pode determinar uma hiper ou subestimação da probabilidade ou freqüência desse evento ocorrer,as experiências anteriores ajudam na construção mental que é a disponibilidade. As informações familiares são mais fácil acessadas pela memória de longo prazo onde parecem ser mais realistas. O uso da heurística da disponibilidade leva-nos cotidianamente ao erro no que tange a influencia da memória de longo prazo, além dessa memória a outra função é a imaginação onde exerce uma função muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRADOR
  • administrador
  • administrador
  • Administradores
  • administradores
  • Administrador
  • O administrador
  • Administrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!