Administradores

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Administradores

A presença dos administradores nas organizações é imprescindível, pois é essa figura quem rege a empresa, induzindo-a para a lucratividade e o crescimento organizacional. De acordo com a literatura administrativa, os administradores podem possuir diferentes características, tais como: executivas, empreendedoras ou liderança.
Cada organização apresenta suas necessidadesparticulares, as características do administrador devem ser compatíveis com as necessidades de sua empresa, pois é preciso haja harmonia entre o administrador e a empresa administrada.


Empreendedorismo

Empreendedorismo é um modo de se administrar empresas, esse administrador é sonhador e almeja montar seu próprio negócio. A literatura administrativa afirma que ser empreendedor é ser motivadopela auto-realização, tem desejo de assumir responsabilidades e ter independência, sendo que uma das características básica é possui um espírito criativo e inovador.
De acordo com HITT (2007), afirma que empreendedores são pessoas, que atuam de maneira independente ou como parte de uma empresa, tem uma visão que busca sempre uma oportunidade empreendedora e são capazes de assumir os riscos paradesenvolver uma inovação e tentar colocá-la em prática. Deste modo entende-se que empreendedor possui uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades da empresa, onde possui a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudanças sabe lidar, identificar e aproveitar oportunidades tendo iniciativapara gerar um novo negócio sendo assim assumindo riscos dentro da organização.


Executivo

Os Executivos são os que desenvolvem as suas próprias aptidões pessoais, obtendo uma mente analítica, capaz de avaliar grandes números de conhecimento. Para Drucker (2006, p. 119), “executivo é alguém que faz, que executa. Para ele, o conhecimento é inútil até que tenha sido traduzido em atos. Só queantes de partir para a ação o executivo pre­cisa traçar seu curso. Precisa pensar sobre resultados dese­jados, limitações prováveis, futuras modificações, pontos de avaliação e implicações sobre o modo como seu tempo será gasto”. Desde modo para um executivo um dos principais fatores será sempre buscar rentabilidade e personificar a imagem da empresa adquirindo capacidade para realizar e assumirriscos, ser ético e íntegro, possui uma visão de futuro e capacidade de planejamento e possuir sempre boa liderança e flexibilidade para mudanças.



Liderança
Os líderes podem ter diferentes personalidades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar, porém todos eles tem o mesmo objetivo, que é de coordenar pessoas. As organizações precisam de alguém que possaadministrá-las, ou seja, liderá-las, segundo Chiavenato (1999, p. 168), “a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos.” Portanto, entende-se que a liderança é essencial em todos os tipos de empresas que tenham pessoas em seu ativo, onde se faz necessário a presença de um líder para que seus liderados saibam um rumo a ser tomado.A liderança pode ser tomada como forma administrativa em qualquer setor da empresa, desde que tenham equipe de colaboradores envolvidos.
Chiavenato (1999), afirma que a liderança é uma influência interpessoal, onde o líder possui este poder de influenciar os demais. Desta forma, nota-se que a característica principal de um líder é o poder de influencia sobre os liderados, onde de alguma maneira,seja por poder legitimo, de recompensa,coercitivo, de especialização, de referencia ou de informação, ele consegue fazer com que os colaboradores da empresa ou de seu setor sejam liderados.
Um tipo de liderança muito comum, e conhecido principalmente em organizações religiosas, é a liderança carismática, onde o líder não usa de recursos coercitivos, nem de poder autoritário para exercer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRADOR
  • administrador
  • administrador
  • administradores
  • Administrador
  • O administrador
  • Administrador
  • Administrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!