Macroeconomia

Páginas: 7 (1660 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Mercado Monetário: O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negoceiam ativos financeiros (certificado de depósitos, etc.) à curto prazo. A sua finalidade é dar aos agentes económicos a possibilidade de transformar a sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.
Exemplos: “A multinacional recorrerá ao mercado monetário para conseguirfinanciamento”, O mercado monetário cumpre um papel muito importante na economia local”.
Os bancos, as caixas de depósitos e as administrações públicas são os principais agentes que intervêm no mercado monetário. Outros participantes são as instituições financeiras não bancarias, como as companhias de seguros.
A participação no mercado monetário pode dar-se através de uma relação directa com as emissorasdos ativos ou através de intermediários especializados (como casas de bolsa ou bancos). Entre as razões para investir num mercado monetário, há que mencionar a segurança, a alta liquidez e a flexibilidade.
Os ativos negociados no mercado monetário caracterizam-se pelo seu baixo risco e pela sua elevada liquidez. É possível distinguir dentro deste mercado o mercado de crédito e o mercado detítulos (primário e secundário).
http://conceito.de/mercado-monetario


No mercado monetário participam exclusivamente instituições financeiras (bancos e outras sujeitas a reservas mínimas de caixa junto dos bancos centrais), "comprando" e "vendendo", entre si, liquidez por prazos até um ano. De um modo geral, as instituições financeiras participam no mercado monetário para a concretização de trêstipos principais de operações:
captação de fundos, para aplicação em fins variados (concessão de crédito, aplicação no mercado de capitais, gestão do risco de liquidez, etc);
cedência de fundos excedentários, provenientes de fontes diversas (como por exemplo, captação de depósitos junto de clientes, alienação de títulos no mercado de capitais);
arbitragem (entre prazos e/ou instrumentosfinanceiros) e gestão de risco de taxa de juro.
Os mercados monetários exercem o papel primordial de facultarem, a nível global, liquidez de curto prazo aos restantes mercados financeiros, na medida que permitem às instituições financeiras (bancos) canalizarem a liquidez dos participantes excedentários para os deficitários. Acresce a esta importante função, o facto de os Bancos Centrais utilizarem osmercados monetários como plataforma das respectivas políticas monetárias, nomeadamente na condução das taxas de juro de curto prazo5. Da conjugação da livre formação de preços (taxas de juro) entre os bancos e a política monetária dos Bancos Centrais, resultam, pois, reais implicações para os vários agentes económicos, como as Famílias, as Empresas e os próprios Estados. Com efeito, as taxas de juropraticadas pelos bancos nos depósitos captados e no crédito concedido, a taxa de juro variável, são formadas com base nas taxas de juro praticadas no mercado monetário.

Os principais instrumentos negociados nos mercados monetários são:
Depósitos (inter-bancários): aplicações e tomadas de fundos entre os bancos intervenientes no mercado, para prazos até um ano.
Bilhetes do Tesouro: os Bilhetesdo Tesouro (BT) são títulos de dívida pública de curto prazo colocados no mercado primário, em regime de leilão, pelo Banco de Portugal, e com um de três prazos possíveis: 91, 182 e 364 dias. A estes leilões no mercado primário apenas têm acesso as instituições financeiras sujeitas à constituição de reservas mínimas de caixa. Os juros dos BT têm a particularidade de serem pagos antecipadamente,ou seja, os BT são emitidos a desconto relativamente ao valor nominal, resultando os juros a diferença entre este último e o preço de aquisição.
Papel Comercial: equivalente aos BT mas para dívida emitida por empresas. Os prazos podem ser variados, embora sempre bastante curtos (em média três meses), e também é emitido a desconto. Este instrumento, na prática, funciona como uma fonte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconômia
  • Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!