ADM RELACIONAMENTO DOM O CLIENTE

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Unidade I
 
 
MÓDULO 2
 
CLIENTES COMO INÍCIO E FIM DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
 
 
 
Objetivo
Ao final desse módulo, você vai ser capaz de compreender porque os clientes podem ser vistos como inicio e fim dos processos organizacionais, o sentido do clicentrismo (clientocentrismo), e as ondas da qualidade.
 
 
 
2. Definições Iniciais
 
Todas as definições desse item foramextraídas do glossário dos Critérios de Excelência/2004, da FPNQ.
 
2.1 Processo
 
Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Essa transformação deve agregar valor na percepção dos clientes do processo e exige certo conjunto de recursos. Os recursos podem incluir pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas,numa sequência de etapas e ações sistemáticas. O processo poderá exigir que a sequência de etapas seja documentada por meio de especificações, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas.
 
 
2.2 Processos Relativos ao Produto
 
Processos diretamente relacionados à criação de valor para os clientes. Estão associados,diretamente, tanto à manufatura de bens como a prestação de serviços necessários para atender as necessidades dos clientes e da sociedade. Compreendem, normalmente, os processos de projeto, processos de produção (fabricação de bens ou prestação de serviços), processos de execução e de entrega do produto (expedição, transporte e distribuição de bens ou conclusão de um serviço) e os processos-fim oufinalísticos (prestação de serviços públicos)
 
 
2.3 Processos de Apoio
 
Processos que dão suporte aos processos relativos ao produto (projeto, produção e entrega de produtos) e que são usualmente projetados em função de necessidades relacionadas à estrutura e aos fatores internos à organização. Os processos de apoio dependem do perfil e do ramo de atividades da organização, podendoincluir, dentre outros, pesquisa e desenvolvimento, manutenção e utilidades, vendas, marketing, controle da qualidade, suprimentos, logística, desenvolvimento da tecnologia da informação.
 
 
2.4 Produto
 
Resultados de atividades ou processos. Considere que:
·         O termo produto pode incluir serviços, materiais e equipamentos, informações ou uma combinação desses elementos.
·         Umproduto pode ser tangível (como por exemplo, equipamentos ou materiais) ou intangível (por exemplo, conhecimento ou conceitos), ou uma combinação dos dois.
·         Um produto pode ser intencional (por exemplo, oferta aos clientes), ou não intencional (por exemplo, um poluente de efeitos indesejáveis).
 
 
2.5 Atributos do Produto
 
Propriedades importantes para um desempenho adequado doproduto que, na percepção do cliente, possa exercer influência na sua preferência ou na sua fidelidade. Essas são características que normalmente diferenciam os produtos da organização em relação aos dos concorrentes, entre as quais se incluem preço e valor para o cliente.
 
 
2.6 Desenho do Processo Organizacional
 
Para as organizações (empresas, governos e Terceiro Setor) tudo o que se realizafaz parte de um processo ou grupo de processos, ou ainda subprocessos organizacionais. Por exemplo, para que se emita um documento qualquer, existe todo um grupo de processos, que por sua vez exigem um conjunto de insumos interligados e atuantes para que possa se realizar. Quando aprendemos a dirigir o mesmo ocorre, ou seja, demandamos um conjunto de variáveis, processo para que algo ocorra.            Se as organizações, realmente, conhecerem muito bem cada um de seus processos elas poderão melhorar sua capacidade competitiva, melhorar sua relação com o mercado (cliente) e obter mais lucros.
 
 
2.7 Os Clientes e os Projetos de Produtos e Projetos de Processos
 
A definição dos projetos de produtos e projetos de processos é fundamental para a melhor compreensão da inter-relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adm relacionamento com o cliente
  • Adm e relacionamento com o cliente
  • APS Adm Relacionamento com o cliente
  • Adm relacionamento com o cliente
  • Pipa adm relacionamento c/ cliente
  • Aps adm relacionamento com o cliente unip
  • fundamentação teorica ADm relacionamento como cliente
  • Aps gestão de relacionamento com o cliente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!