AD2 Politicas Publicase

505 palavras 3 páginas
Avaliação a Distância (AD2)

DISCIPLINA: POLÍTICASPÚBLICASEMEDUCAÇÃO–PPE

Coordenação: Professora Bertha do Valle

Tutor a Distância: Professores Paulo Afonso

CURSO: Pedagogia
POLO: Angra dos Reis

DATA: 20/10/2014

PROPOSTA DA ATIVIDADE:
Você conhece esse projeto do Senador Cristovam Buarque sobre a Federalização da Educação Básica? Procure ler mais a respeito do assunto.
Pesquise em seu Município se a Câmara Municipal já colocou esse assunto em discussão.
Veja se os vereadores de seu Município já discutiram o projeto.
Após essa investigação, procure elaborar um texto com no máximo 30 linhas, fonte tamanho 12, em um editor de texto compatível com Word, no qual você traga todas essas informações e ainda a sua opinião a respeito, fundamentada em um teórico que a sustente. Não deixe de ver os argumentos utilizados pelo Senador. Aponte um ponto favorável e outro desfavorável para a implementação da federalização da educação básica.
Salve seu arquivo e faça o envio dentro do prazo estipulado.

Bom trabalho e sucesso na avaliação!!

A Federalização da Educação Básica
A federalização da educação é o Projeto de Lei nº 320, de 2008, do Senador Cristovam Buarque, que tem como eixos principais tornar a educação básica de responsabilidade federal e a carreira nacional do magistério. A proposta inclui um piso salarial e de formação para os professores; um piso de equipamentos e edificações; e um piso de conteúdo. Os dados que embasam a defesa da federalização são: o índice ruim da qualidade do ensino brasileiro, a responsabilidade pela educação básica estar majoritariamente nas mãos dos municípios e estados, apesar da arrecadação do governo federal ser maior e as escolas federais possuírem bons índices de qualidade.

Críticos dizem que o governo federal não teria recursos para arcar com a federalização. No entanto, a meta do Plano Nacional da Educação (PNE) é

Relacionados