Ad 2

Páginas: 4 (848 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015

Ad 2História da África


Atividade 1. A:

A importância do ensino de História da África na Educação Básica.O ensino de História da África na Educação Básica é de extrema importância, principalmente em um país com uma formação plural e étnica como o nosso país.
O Brasil é um país multirracial, porémsegundo as estatísticas, os negros são mantidos a margem das decisões.
Infelizmente, vemos ainda hoje muito racismo na sociedade brasileira, seja no trabalho, nas escolas, nos empregos, etc.Porém este não é o motivo principal para se estudar História da África.
Estudar história do Brasil, sem conhecer a história africana é limitar a nossa história, permitindo o surgimento de conceitoseurocêntricos e preconceituosos, não levando em consideração o fato de que africanos e afro-descendentes participaram da formação da sociedade brasileira, transmitindo conhecimento material eimaterial para a nossa cultura.
Além disso, é importante que os alunos conheçam a história africana por outra visão, diferente da Ocidental, cheia de esteriótipos. Estes precisam desconstruir todos ospreconceitos que foram criados pelo imaginário europeu sobre esse continente, pois na visão destes a África acabou virando um lugar periférico da humanidade.
Nas escolas, pelo menos até a criaçãoda lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, tudo que ascrianças aprenderam sobre África, é que os escravos vieram de lá. Será que a história da África se resume a isso? Certamente não. Assim é essencial que os alunos aprendam essa história da mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ad 2
  • AD 2
  • Ad 2 Geografia 2
  • ADs FILOSOFIA Aula 2 2
  • AD 2 Geografia 2 formatado
  • principios fichamento ad 2
  • Atividade 2 AD 2015
  • Exercício ad 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!