ACT.FIS - CONTEXTOS E SAÚDE II

Páginas: 7 (1596 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2015

Índice

Conhece processos de controlo do esforço 3
Processos de controlo do esforço 3
Identificar sinais de fadiga ou inadaptação à exercitação praticada 3
Quanto ao esforço 3
Quanto à fadiga 3
Treino de resistência 4
Dores 4
O que é o mal-estar? 5
Dificuldades respiratórias 5
Fadiga, o que é? 6
A fadiga é uma palavra bastante usada no cotidiano das pessoas. Muitas vezes, ela éusada como sinónimo de “cansaço”, mas seu real significado vai além disso. 6
Recuperação difícil 6
Identificando as características que lhe conferem essa dimensão, 7
Reconhecendo a diversidade e variedade das actividades físicas, e os contextos e objectivos com que se realizam, 7
Distinguindo desporto e educação física, reconhecendo o valor formativo de ambos, na perspectiva da educaçãopermanente. 7
Dimensão Cultural e Social da Actividade Física nos Dias de Hoje e ao Longo dos Tempos 7
Definição de actividade física 8
Atividade física na antiguidade 8
Distinguindo desporto e educação física 9
Conclusão 10
Bibliografia 11



Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, com o objetivo de avaliar o módulo: "Atividade Física/Contextos deSaúde II".
Neste trabalho vou falar sobre a actividade física e a saúde e identificar os principais riscos de saúde, como: a fadiga, mal-estar, dores, dificuldades respiratórias e a recuperação difícil.
A actividade física é um bem físico, que é aconselhável a toda a população. A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda a toda a população andar entre 1 a 2 km por dia; e beber 2 litros de águapor dia.
Para a sua realização recorri à internet.

Conhece processos de controlo do esforço e identifica sinais de fadiga ou inadaptação à exercitação praticada, evitando riscos para a saúde, tais como: dores, mal-estar, dificuldades respiratórias, fadiga e recuperação difícil.
Processos de controlo do esforço
A nível médico, o exercício estimula a circulação sanguínea e o crescimento dostecidos nos músculos e nos ossos; também alivia a fadiga provocada pela tensão nervosa e pela vida sedentária. Mas os benéficos estendem-se ainda a outros campos.
Identificar sinais de fadiga ou inadaptação à exercitação praticada
A resistência é uma capacidade relevada pelo sistema muscular que permite realizar esforços de longa duração, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperaçãodepois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. É pela adaptação do sistema cardioplumonar que se torna possível vencer a fadiga.
Uma vez que o esforço leva à fadiga, devem distinguir-se variantes de dois conceitos.
Quanto ao esforço
Esforço absoluto, é um esforço que por ser muito intenso não possibilita a recuperação no seu decurso. (Um exemplo prático são as provas de velocidade).Esforço relativo, é um esforço com uma intensidade moderada e por isso é possível a recuperação relativa durante a sua realização.
Quanto à fadiga
Fadiga local, é aquela que se revela somente nos músculos que foram utilizados no esforço efectuado, tomando-os incapazes de realizar eficazmente uma acção, como acontece com as cãibras.
Fadiga geral, esta variante revela-se nos planos muscular ecardiopulmonar, sendo mais ou menos proporcional ao grau de intensidade do esforço realizado. Pode manifestar-se pelo aparecimento de tonturas, aceleração e arritmia das frequências cardíacas e respiratórias, transpiração, etc. Origina-se na incapacidade orgânica em satisfazer as necessidades energéticas ao nível muscular, quando extremamente solicitado.

Treino de resistência
É fundamentaldesenvolver a resistência geral para se poder atingir um bom nível na resistência específica de um desporto qualquer que ele seja. Se a resistência geral for baixa o treino não será muito eficaz, pois o aparecimento precoce da fadiga impossibilitará a sua intensidade.
Para desenvolver esta capacidade convém praticar exercícios de média intensidade ou series de corridas relativamente curtas, rápidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Física
  • Atividade fisica/contextos e saude ii
  • Módulo 10- Atividades físicas/ Contextos de saúde II
  • Contextos de saude
  • Contextos e saúde
  • A psicologia na saude no contexto hospitalar
  • Saúde e normalidade no contexto da T.O
  • Comunicação e Saúde em Contexto Multicultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!