Acne

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultarum médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação. Alguns tratamentos que se mostraram efetivos:

Reposição de minerais[editar | editar código-fonte]
Estudos desenvolvidos na Suíça revelaram que uma grande parcela dos indivíduos que apresentam manifestação de acne também apresentam deficiências na concentração de determinados mineraisno organismo. Nestes casos a simples ingestão diária de água mineral com maior teor de cloretos, acima de 8 mg. por litro permitiu a redução no surgimento da acne[carece de fontes].

Esfoliação da pele[editar | editar código-fonte]
A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuamprevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele. A esfoliação também pode prejudicar o tratamento, aumentando as espinhas em até 20% quando emexcesso, pois remove a camada protetora da pele, estimulando a produção de mais sebo.

Antibióticos tópicos e orais[editar | editar código-fonte]
A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há tambémantibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor[carece de fontes].

O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral[carece de fontes].

Tratamento hormonal[editar | editarcódigo-fonte]
Nas mulheres, é possível a aplicação de tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais que mantem constante a taxa de hormônios menstruais. Homem também tem controlador hormonal. Para cada tipo de pele existe um determinado tratamento. Qualquer tipo de tratamento deve ser sempre acompanhado por um médico especializado.

Retinóides tópicos[editar | editarcódigo-fonte]
Os retinóides tópicos são mais eficientes que as esfoliações e os antibióticos sozinhos. Os retinóides agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de cravos. O ácido retinóico, principalmente quando combinado com a eritromicina, costuma ser bastante eficaz para o tratamento da acne. O adapaleno, que tem menores efeitos colaterias,costuma trazer melhores resultados. Estão relacionados à vitamina A (retinóide significa semelhante ao retinol - que é justamente o nome químico da vitamina A)[carece de fontes].

Retinóides orais[editar | editar código-fonte]
Consiste na ingestão diária de retinóides como a isotretinoína durante um período de 6 a 8 meses. A isotretinoína tem se mostrado muito eficiente; no entanto, pode causarefeitos colaterais perigosos. Por isto, só deve ser utilizada no tratamento da acne severa ou muito resistente[carece de fontes].

O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido justamente aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramentos nasais (conseqüentes da desidratação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acne
  • Acne
  • acne
  • a acne
  • acne
  • Acne
  • acne
  • acne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!