stc ra3

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Agrupamento de escolas de Cascais

Escola Secundária de Cascais

Curso Efa Secundário 2013/2014

UFCD: STC 7
RA3

Ciência e Controvérsias Públicas(CCP)
A Co-incineração



























Formadoras :
Dr. Sérgio
Dra. Gracelina Leitão

Formando: Ricardo Nuno Custódio Gonçalves
Nº34 Turma Efas A




ÍndiceIntrodução..................................................................................................................3

Tecnologia (Como se processa?)..............................................................................4

Ciência.......................................................................................................................5

Sociedade (Questão da saúdepública/polémica.......................................................6

Conclusão..................................................................................................................8

Webgrafia...................................................................................................................9






















Introdução






A co-incineração é umprocesso de tratamento de resíduos industriais perigosos usando os fornos das cimenteiras. Este método tira partido das suas elevadas temperaturas que variam entre 1450 e 2000 graus, para a queima de resíduos , ao mesmo tempo que se produz cimento. Os resíduos utilizados são assim valorizados energéticamente uma vez que são utilizados como combustível do forno.

Alguns destes resíduos sãoconstituídos por hidrocarbonetos e compostos clorados e fluorados entre outros, e alguns têm elevado poder calorífico.

Assim, o processo de Co-incineração implica adaptações mínimas nas cimenteiras.






























Tecnologia




Como se processa?

Numa primeira fase, os resíduos industriais perigosos são enviados para uma estação de pré-tratamento.Os lixos com pouco poder calorifico são fluidizados( trituração, dispersão e separação dos materiais ferrosos); os resíduos líquidos são impregnados com serradura e submetidos a uma possível centrifugação ( no caso de possuírem grandes quantidades de água); os resíduos termo fusíveis: alcatrão e betumes, são armazenados em lotes.

Numa segunda fase os resíduos são levados para as cimenteiras. Emcaso de acidente de transporte, os impactos ambientais serão muito menores do que antes do tratamento dos mesmos.

Nas cimenteiras são pulverizados para o forno tirando partido do seu poder calorífico ( Ex: combustíveis) ou utilizados como matéria-prima substituta na produção de cimento.

Após este processo, não permanecem resíduos remanescentes da Co-incineração, Visto que estes sãoincorporados no próprio cimento, e devido às temperaturas e tempo de residência dos gases a produção de gases tóxicos é muito baixa. Contudo, poderemos ter a certeza da inexistência de perigo para a saúde pública?

Para evitar uma remota, mas possível fuga de gases devem ser instalados filtros de mangas nos fornos das cimenteiras, aumentando a margem de segurança

Quais as vantagens e riscos daCo-incineração em relação á incineração clássica?

A incineração clássica de resíduos perigosos ( metais pesados, dioxinas, furanos, etc.) por meio de uma unidade incineradora foi nos últimos anos alvo de contestação por parte dos técnicos especializados.





Ciência





Se este método de incineração não se realizar com um controle rigoroso, pode aumentar ainda mais o perigo a estesresíduos e representar danos mais graves para a saúde pública e no meio ambiente.

Temperaturas elevadas: Devido às temperaturas elevadas alcançadas pelos fornos das cimenteiras, a destruição dos resíduos é muito mais eficaz em comparação com um incinerador clássico que não atinge tais temperaturas.

Tempos de residência de gases elevados: Sendo o tempo de permanência dos gases do forno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Stc-7
  • Stc 1
  • Stc-7
  • Stc-7
  • Stc dr2
  • stc 5
  • stc 5
  • A célula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!