Acido ascórbico no organismo

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Ácido ascórbico no Organismo - UNB
O ácido ascórbico age na síntese do colágeno, que é uma proteína formadora de fibras que envolve os tecidos do corpo humano. A síntese do colágeno, proteína queaderem as células umas nas outras e que responde pela qualidade e resistência dos tecidos conjuntivos responsáveis pela estrutura. A carência de vitamina C é a principal responsável pela deficiência decolágeno e é a principal causa da ineficiência do processo de regeneração dos tecidos conjuntivos. Com a degeneração das fibras, ocorrem os afinamentos e os enfraquecimentos, correndo um risco derompimento nos tecidos.
O papel do AA no metabolismo do tecido conjuntivo tem sido reconhecido há muito tempo, mas, sobretudo a partir do século 16, quando o escorbuto começou a ser prevenido com sumode frutas cítricas, isso ficou mais evidente. Depois, o AA foi tido como co-fator essencial na hidroxilação da prolina e da lisina, aminoácidos necessários para estrutura e função do colágeno. Estudosconduzidos com cultura de fibroblastos de pele humana demonstraram que o AA estimularia a síntese de colágeno preferencialmente sem afetar a síntese de proteínas não colágenas. Esse efeito não estariarelacionado à propriedade de co-fator, do AA, nas reações de hidroxilação pós-translacionais envolvendo a síntese de colágeno, mas sim mediante transcrição genética. A mensuração dessa atividaderevelou aumento das cadeias pró-alfa1(I) e pró-alfa 2(I) de quatro vezes e da pró-alfa1(III) de três vezes, na presença de AA sem aumento na atividade transcritora de genes não colágenos.
O AA estimula asíntese de colágeno especificamente, aumentando os níveis de RNA-m para três diferentes cadeias pró-alfa, codificadas por genes que estão localizados em três cromossomas distintos.A pró-alfa 1, nocromossoma 17, a pró-alfa no cromossoma 7, e a pró-alfa 3 no cromossoma 2.Possivelmente, o AA atua diretamente, estimulando a transcrição individual dos genes ou, de alguma maneira, a estabilidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ácido ascórbico
  • Ácido ascórbico
  • acido ascorbico
  • acido ascorbico
  • Ácido ascórbico
  • Acido ascorbico
  • acido ascorbico
  • Ácido ascórbico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!