DOSEAMENTO DO ÁCIDO ASCORBICO

1708 palavras 7 páginas
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
UNIDADE PRIMAVERA DO LESTE
CURSO:FARMÁCIA
Acadêmicos:
Elmo Onofre Silva de Oliveira
Natiele de Oliveira

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Determinação do teor de vitamina C em comprimidos de 1mg.

ANÁLISE INSTRUMENTAL

Profª Diana Pive
Primavera do Leste,28 de Outubro de 2013

INTRODUÇÃO
O ácido ascórbico popularmente conhecido como vitamina C, é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, possui fórmula química C6H8O6, massa molar 176.13 g/mol, densidade 1.65 g/cm³, ponto de fusão 190 - 192 °c pertence a um grupo orgânico chamado de lactonas, é uma molécula polar com quatro hidroxilas (oh), sendo que duas delas na posição c=c podem interagir entre si por ligações de H. A vitamina c é um ácido, embora não pertença à classe dos ácidos carboxílicos, representada pela fórmula estrutural.

É uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas, necessárias para o funcionamento adequado do organismo humano. Sua habilidade de perder e captar hidrogênio lhe garante um papel essencial no metabolismo. Sintetizada por vegetais verdes e organismos unicelulares, porém não pelo homem, sendo a vitamina C adquirida pela ingestão de alimentos como frutas cítricas, legumes, verduras e de origem animal como o fígado e músculos, podendo ser também fornecido através de medicamentos.
O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres, faz parte de várias reações metabólicas, possuindo inúmeras funções no organismo, sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens, na

Relacionados