abstracionismo

Páginas: 4 (945 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014




Abstracionismo









ETE Maximiano Accioly Campos
Alunos: Éder Vieira, Dayvson Morais, Jefté Simão e Rayra Silva
Turma: 2º A Logística
Disciplina: Arte
Professor(a): UiaraRocha

Introdução
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. Oformato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.

















Abstracionismo
A Arte Abstrata ou Abstracionismo é geralmente entendida como uma formade arte (especialmente nas artes visuais) que não apresenta objetos próprios da realidade concreta exterior. Essa arte surgiu a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herançarenascentista das academias de arte. A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Comsuas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.
Wassily Kandinsky
Pintor russo, antes do abstracionismo participou devários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondênciassimbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenasde suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada". Wassily Kandinsky foi o mentor desse gênero. Em suas obras ele utilizou cores puras em pinceladasrápidas, tensas e violentas. Kandinsky expressava através de cores, linhas, formas, textura a sua imaginação, sem retratar nada visível ou do mundo real. Tirou da arte a sua obrigatoriedade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • ABSTRACIONISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!