Abstracionismo

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Abstracionismo
Tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha. Surge com base nas experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista dasacademias de arte. As obras abandonam ocompromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e as cores da composição. Na escultura, osartistas trabalham principalmente o volume e a textura, explorando as possibilidades da tridimensionalidade do objeto. Há dois tipos de abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo eprivilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem idéias.

INFORMAL
Recebe influência do expressionismo e do cubismo.Os artistas deixam a perspectiva tradicional e criam as formas no ato da pintura. Linhas e cores são utilizadas para exprimir emoções. Em geral, vêem-se manchas e grafismos. Um dos principais nomes doabstracionismo é Vassíli Kandínski (1866-1944), russo que vivia na Alemanha. Primeiro artista a definir sua arte como abstrata, ele leva o expressionismo a essa nova tendência. Outro nome importantedo abstracionismo informal é o suíço Paul Klee (1879-1940).

Após a II Guerra Mundial (1939-1945), influenciadas pelo abstracionismo informal, surgem outras tendências artísticas, como oexpressionismo abstrato e o abstracionismo gestual.


Geometrico
Ao desenvolver pinturas, gravuras e peças de arte gráfica, os artistas exploram com rigor técnico as formas geométricas, sem a preocupaçãode transmitir idéias e sentimentos. Os principais iniciadores do abstracionismo geométrico são o russo Malevitch (1878-1935) e o holandês Piet Mondrian (1872-1944). Com quadros em que figurasgeométricas flutuam num espaço sem perspectiva, Malevitch inaugura o suprematismo (autonomia da forma), movimento derivado do abstracionismo. A tela Quadrado Negro é um de seus marcos.

Mondrian, que no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • ABSTRACIONISMO
  • abstracionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!