abelha africana

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Apis mellifera scutellata (abelha africana)
Originárias do Leste da África, são mais produtivas e muito mais agressivas.
São menores e constroem alvéolos de operárias menores que as abelhaseuropéias. Sendo assim, suas operárias possuem um ciclo de desenvolvimento precoce (18,5 a 19 dias) em relação às européias (21 dias), o que lhe confere vantagem na produção e na tolerância ao ácaro dogênero Varroa.
Possuem visão mais aguçada, resposta mais rápida e eficaz ao feromônio de alarme. Os ataques são, geralmente, em massa, persistentes e sucessivos, podendo estimular a agressividade deoperárias de colmeias vizinhas.
Ao contrário das européias que armazenam muito alimento, elas convertem o alimento rapidamente em cria, aumentando a população e liberando vários enxames reprodutivos.Migram facilmente se a competição for alta ou se as condições ambientais não forem favoráveis.
Essas características têm uma variabilidade genética muito grande e são influenciadas por fatores ambientaisinternos e externos.
COMUNICAÇÂO

A comunicação das Apis mellifera pode ocorrer por meio de sons, substâncias químicas, tato, danças ou estímulos eletromagnéticos.

Um dos meios mais importantesde comunicação da Apis é a transferência de alimento, pois, durante a transferência, ocorrem trocas de algumas secreções glandulares entre uma abelha e outra. Esse simples gesto de troca de alimentopode informar a necessidade de néctar e água, odor e sabor da fonte de alimento e as mudanças na qualidade e quantidade de néctar coletado, afetando a postura, a criação da prole, a secreção de cera eo armazenamento do mel, entre outras atividades. Durante esse processo, também são transferidos feromônios, que estimulam ações específicas.

Os feromônios são substâncias químicas produzidas eliberadas externamente por indivíduos, que produzem uma resposta específica no comportamento ou fisiologia de indivíduos da mesma espécie. Nas Apis, esses feromônios são transmitidos pelo ar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abelhas Africanas
  • A história das abelhas africanas
  • Manejo de Abelhas africanas
  • abelhas
  • abelhas
  • Abelhas
  • abelha
  • As abelhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!