ABCDEF

Páginas: 10 (2434 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



História e projeto


A seguinte pesquisa refere-se a uma das estruturas mais famosa da cidade são Paulo. Repleta de história e contos que datam a mais de um século. O viaduto santa Ifigênia é repleto de beleza e harmonias matemáticas. Assim digo, sua, engenharia é sublime cheia de detalhes que aos olhos do público leigo são ocultos e sem importância. Mas pra quem conhece,pesquisou ou faz algum curso de exatas e tem a oportunidade de presenciar as maravilhas que essa estrutura oferece tem um largo campo de estudos nesse tipo estrutura. Além de sua construção que esconde e mostra ricos detalhes arquitetônicos temos também sua história e seus contos que são um orgulho pra quem viu ou viveu nessa época cheia de fantasias e mistérios. Nesse trabalho de pesquisa embarcaremosnesse mundo de fantasias dessa incrível estrutura que deu o que falar e ainda tem muito para nos dizer. Principalmente para nós estudantes de exatas que estamos começando e temos a chance de mergulhar nesse mar de conhecimento que esta fantástica estrutura pode nos oferecer.
Em sua história, projeto e construção do viaduto viajaremos pelo tempo para assim entendermos como tudo teve início eacabou como uma das obras de extrema importância para uma cidade tão importante como são Paulo. Os viadutos da cidade de São Paulo são de suma importância para o trânsito da cidade. Mas alguns deles realmente ficaram famosos por causa do tempo em que estão na cidade. Isso porque a maioria das cidades do Brasil foram ter que se preocupar com este tipo de construção a partir da década de 50, quando aspopulações das cidades realmente começaram a crescer e também começaram a aumentar os números de veículos nas ruas, obrigando as cidades a se adaptar a este tipo de demanda que a partir de então seria cada vez mais latente. Mas a cidade de São Paulo já via esta necessidade muito antes, sendo que um dos mais importantes viadutos da capital paulista, o Viaduto Santa Ifigênia, começou a serconstruído no ano de 1901. Diferentemente da grande maioria dos viadutos, este é de uso exclusivo dos pedestres e está localizado no centro da cidade de São Paulo. Ele começa no Largo São Bento, famoso por abrigar uma das igrejas mais importantes da cidade, o Mosteiro de São Bento, e termina em frente a outra igreja muito importante para a cidade, a igreja de Santa Ifigênia. A construção do Viaduto SantaIfigênia começou em 1910 e foi concluída apenas em setembro de 1913, sob a gestão do prefeito Raymundo Duprat. Apesar da construção ser iniciada somente no ano de 1910 e concluída três anos depois, o projeto foi apresentado pela primeira vez na Câmara Municipal no ano de 1901. A partir de então se passaram 9 anos até a efetiva aprovação o projeto e também do início da obra. A demora na aprovaçãodeste projeto pode indicar que a construção dele não era uma prioridade do governo, mas finalmente acabou sendo autorizada. Uma curiosidade sobre este viaduto é que sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica.
Como já disse essa obra constituiu-se num marco de São Paulo - Símbolo representado em inúmeras publicações e cartões postais. Diversas variantes políticas tiveram influência na suaconstrução. A história desse viaduto se inicia por volta de 1890.
Consta ter sido idealizado por Francisco da Cunha Bueno e Jayme Serra, que obtiveram naquele ano, a licença do Conselho de Intendentes, para a sua construção. A obra não foi iniciada e o contrato foi cancelado.
Em março de 1893 a Câmara autorizou a desapropriação do terreno entre o Mosteiro de São Bento e a Cia Paulista de ViasFérreas e Fluviais, para ser executada a obra.



Novo contrato e novas interferências não permitiram a sua realização. Em 1904, o vereador Oswaldo Nogueira de Andrade, solicitou estudos e orçamentos para a construção do viaduto com 300 m, tendo sido a Prefeitura autorizada a levantar os fundos necessários.
Mais uma vez, nada se conseguiu até que em 1906. Os vereadores Candido Motta e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abcdef
  • abcdef
  • abcdef
  • abcdef
  • ABCDEF
  • ABCDEFS
  • abcdef
  • abcdef

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!