GARGANTA

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
As mudanças bruscas de temperatura afetam diretamente o nosso organismo. Uma das áreas do corpo que costuma sofrer bastante é a garganta.
A mãe de Paulo guarda todas as receitas prescritas para ofilho em apenas um ano. “Em média uma caixa de antibiótico por mês. Tomou um vento, no outro dia a garganta já está inflamada, o nariz escorrendo”, conta Fabiana Colturato Duarte, professora.
Temgente que acha que essa dor chata e bastante incômoda só acontece quando há um problema na garganta, mas as infecções e inflamações podem atingir várias regiões desta parte importante do nosso corpo,ligada a digestão e a respiração.
Quando bactérias ou vírus atacam as amígdalas, estruturas arredondadas no fundo da boca, o paciente tem amidalite, um dos principais sintomas é a febre muito alta, quepode chegar aos 40 graus, além de muita dificuldade para engolir.
Quando o paciente, adulto ou criança, tem mais cinco infecções nas amídalas por ano, a cirurgia para a retirada delas é indicada. Masserá que elas fazem falta? “De alguma maneira elas produzem algumas células de defesa, mas não significa que a ausência delas provoque diminuição da defesa do organismo em quem retira as amídalas”,comenta Eduardo Younes, médico

Tomar água gelada, refrigerante, sorvete faz mal para a garganta. “Provoca vaso contrição, ou seja, chega menos sangue, menos proteção para aquela região e o abuso dogelado é fundamental para se desenvolver processos de dor e irritação na garganta”, explica o médico.
Spray ou pastilhas resolvem? “Podem melhorar transitoriamente, você vai ter um alívio imediato edali alguns minutos volta a ter processo de dor. Você não está tratando a doença, você está empurrando o problema”, diz.
Para esclarecer as dúvidas, o otorrinolaringologista Eduardo Younes participoude um bate-papo com os internautas. Ele falou sobre as infecções, os cuidados que devemos ter com remédios caseiros e como evitar irritações em ambientes com ar condicionado.
Veja abaixo os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nó na garganta
  • Nó na garganta
  • Nó garganta
  • Nó na garganta
  • Garganta
  • Nó na garganta
  • tres gargantas
  • Dor de garganta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!