abaixo assinado

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013

INTRODUÇÃO
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentraçãoem ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.
OBJETIVO

Obter plantas para o desenvolvimento do experimento de Nutrição Mineral e Fixação de Nitrogênio.

MATERIAL E MÉTODO

Material:
Folha de zebrina
Solução de sacarose
Vidro conta gotas oupipeta pasteur
Microscópio,
Lâminas e lamínulas, para microscopia,
Lâmina de barbear,
Papel filtro;
Água;

Procedimento:
Com o auxílio de uma lâmina de barbear e uma pinça, remova alguns fragmentos da epiderme inferior de uma folha de zebrina (de preferência sobre a nervura principal).
Coloque-os em uma lâmina com uma gota de água destilada,cubra com a lamínula e observe ao microscópio.Seque a água com papel filtro e coloque a solução de sacarose 0,25M. Observe como o protoplasma se desloca da parede celular em conseqüência de sua diminuição de volume, fenômeno que se chama plasmólise.









INTRODUÇÃO

Quando se coloca uma célula vegetal numa solução, ela ganha ou perde água, conforme seu potencial hídrico seja menor ou maior do que o potencial hídrico da soluçãoexterna. Se o potencial hídrico da célula for maior (positivamente) do que o da solução externa, a célula perderá água e o protoplasma, com o vacúolo, vai se retraindo até separar-se da parede celular. Esse fenômeno é denominado plasmólise e o inverso, desplasmólise. Ambos só ocorrem porque o protoplasma é envolvido por membrana celular ou plasmalema, dotada de permeabilidade diferencial(permeabilidade seletiva ou semipermeabilidade). Essa permeabilidade mantém as duas fases – solução externa e solução interna – separadas. A membrana celular deixa a água passar livremente, mas impede, em maior ou menor grau, a passagem de solutos, e isso faz com que as fases externas e internas se conservem individualizadas. É certo que o vacúolo possui sua própria membrana também com característicassemipermeáveis, mas em série com a membrana celular, e, assim, o protoplasma e o vacúolo funcionam com um todo, em suas relações hídricas.
Se as membranas plasmáticas, cuja integridade física é essencial para a manutenção da permeabilidade, forem danificadas por agentes químicos ou físicos, os solutos terão livre trânsito e se distribuirão no meio aquoso (externo e interno) por difusão. As células eorganelas perderão, portanto, a capacidade de reter solutos contra o gradiente de concentração (potencial eletroquímico, mas precisamente).
No tecido que perde água na forma de vapor (transpiração), as células tendem a retração (diminuição do volume), sem que o protoplasma se separe da parede celular. A esse fenômeno natural chamamos citorrize. Grandes tensões desenvolvem nas células, podendolevar à ruptura e desorganização da estrutura protoplasmática e, consequentemente, à morte.

OBJETIVO

Observar os processos de plasmólise e desplasmólise em células de tecido foliar. Verificar o efeito do álcool etílico sobre a permeabilidade das membranas celulares.


MATERIAL

Solução de sacarose a 0,25M,
Álcool etílico,
Microscópio,
Lâminas e lamínulas, para microscopia,
Lâmina debarbear,
Tiras de papel filtro,
Pinça de ponta fina,
Pipeta Pasteur,
Folha de zebrina,

PROCEDIMENTO

Com o auxílio de uma lâmina de barbear e uma pinça, remova alguns fragmentos da epiderme inferior de uma folha de zebrina (de preferência sobre a nervura principal).
Coloque-os em uma lâmina com uma gota de água destilada,cubra com a lamínula e observe ao microscópio.
Seque a água com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abaixo Assinado
  • Abaixo Assinado
  • Abaixo assinado
  • abaixo assinado
  • Modelo de Abaixo Assinado
  • manifesto e abaixo assinado
  • ABAIXO ASSINADO DECLARA O
  • como fazer um abaixo-assinado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!