Abacaxi

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
O Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores de abacaxi do mundo, perdendo apenas para as Filipinas no ranking mundial. O principal estado produtor no país é Minas Gerais, seguido do Pará e da Paraíba. Juntos, os três estados respondem por cerca de 53% da produção nacional (FNP, 2013).










As condições edafoclimáticas do Brasil favorecem a produção do abacaxi em praticamentetoda sua extensão territorial. O abacaxi é uma cultura que se desenvolve bem em locais com temperaturas acima de 20ºC, precipitações entre 1.000 e 1.500mm bem distribuídos ao longo do ano, sendo consideravelmente tolerante a déficits hídricos, altitude entre 0 e 400m e solos bem drenados, leves, com pH em torno de 5 e ricos em matéria orgânica, nitrogênio e potássio, principalmente.
O abacaxipossui um ciclo produtivo que varia de três a quatro anos, com dois períodos de colheita: um após 22 a 24 meses, e outro, proveniente dos rebentos, de 12 a 14 meses, totalizando um ciclo que varia de 36 a 38 meses.
Mais produção e qualidade

Uma técnica que vem sendo amplamente utilizada para que o produtor garanta um maior controle sobre sua produção, diminuindo custos e garantindouniformidade, é o uso de reguladores vegetais que induzem o florescimento do abacaxi.
Diversos são os fatores que induzem o florescimento do abacaxi, como, por exemplo, grandes períodos de seca, baixas temperaturas e diminuição do foto período. A resposta à ação destes fatores é diferente em cada planta, o que gera uma não uniformidade na produção, dificultando a realização de tratos culturais efitossanitários pelo produtor.
O uso de reguladores permite uma produção mais homogênea, proporcionando ao abacaxicultor um melhor planejamento da época de colheita dos frutos. Através do uso desses fitorreguladores, o produtor tem a opção de colher frutos durante o ano inteiro se sua produção for dividida em talhões, podendo também escolher épocas de menor oferta, onde o preço da fruta é mais valorizado.A utilização de produtos que induzem a floração artificial também permite uma melhor convivência com a principal doença da cultura, a fusariose. Os frutos são menos atacados pela doença se a frutificação ocorrer em época de seca, o que reduz os gastos com insumos. Porém, a falta de água no período de frutificação leva a uma colheita de frutos menores, além de prejudicar a produção de mudas.
Aindução floral deve ser realizada de 5 a 6 meses antes da colheita planejada e as plantas devem estar bem formadas, com 7 a 14 meses de idade, tempo que difere de acordo com a variedade utilizada. É importante lembrar que o tamanho do fruto está diretamente relacionado com o porte e vigor da planta no momento da indução.
A aplicação deve ser realizada de preferência ao anoitecer ou em horários comtemperaturas amenas, como pela manhã ou em dias nublados. Se houver chuva dentro de 6 horas após o uso do regulador, a aplicação deve ser refeita.
O uso de produtos para indução artificial da floração do abacaxi é atualmente uma prática indispensável na abacaxicultura. Através dessa prática, obtêm-se frutos em qualquer época do ano, possibilitando ao produtor escolher a época de produção onde eleirá ter maiores lucros, seja pelo preço de mercado ou pela possibilidade de produzir quando as condições ambientais forem menos favoráveis a pragas e doenças.






Mais produção e qualidade

Uma técnica que vem sendo amplamente utilizada para que o produtor garanta um maior controle sobre sua produção, diminuindo custos e garantindo uniformidade, é o uso de reguladores vegetais queinduzem o florescimento do abacaxi.
Diversos são os fatores que induzem o florescimento do abacaxi, como, por exemplo, grandes períodos de seca, baixas temperaturas e diminuição do foto período. A resposta à ação destes fatores é diferente em cada planta, o que gera uma não uniformidade na produção, dificultando a realização de tratos culturais e fitossanitários pelo produtor.
O uso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abacaxi
  • abacaxi
  • abacaxi
  • Abacaxi
  • Abacaxi
  • Abacaxi
  • abacaxi
  • Abacaxi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!