a_influencia_da_religiao_sobre_as_empresas

3690 palavras 15 páginas
A influência das religiões sobre as empresas

A INFLUÊNCIA DA

RELIGIÃO
SOBRE AS
EMPRESAS
1. O PROBLEMA essência de uma sociedade e, também, de atribuirmos tanto às empresas como às religiões a condição de um império dentro de outro.

De que maneira uma religião pode condicionar o funcionamento de uma empresa? Eis uma pergunta ao mesmo tempo trivial e surpreendente.

Surpreendente porque, como as questões anteriores indicam, não se trata aqui de proteger tais instituições, como se fosse preciso sacralizá-las e, assim, isolá-las do restante de outras instâncias sociais, recusando-se em pensá-las em sua socialidade, insistindo em sua pretensa autonomia. A especificidade de uma instituição não significa que ela seja autônoma; apenas diferente. Trivial, porque não há razão aparente para que diferentes setores da sociedade não possam interagir uns com os outros. Por que não seria possível que a religião agisse sobre o mecanismo de uma empresa? E por que o mundo empresarial não poderia repercutir sobre uma religião? Se ignorarmos essa questão, correremos o risco de não compreendermos a

36

R E V I S T A

D A

E S P M –

JANEIRO / FEVEREIRO DE

2007

François Soulages

No entanto, como compreendê-las sem estabelecer uma correlação entre as duas instituições? Isso não quer dizer que essa seria a única ou mesmo a principal forma de captar o funcionamento de tais instituições, mas que só obteremos perfeita compreensão de cada uma delas se, entre outras coisas, nos engajarmos em uma pesquisa sobre os vínculos existentes entre estes domínios. Quanto mais recalcarmos tal interrogação, menos compreenderemos o funcionamento de tais instituições.
Haverá sempre um fator desconhecido, que por sua vez gera o irracional e o misterioso para aqueles que vivem dentro da empresa ou da religião, impedindo-os de compreender e de agirem sobre as instituições.
O que está em jogo não é apenas uma melhor compreensão das instituições, mas, uma maior possibilidade de ação no seio delas. As

Relacionados