modelo projeto rafaela Salvo Automaticamente

Páginas: 9 (2210 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA- CAMPUS FLAMBOYANT
CURSO DE DIREITO











Aluno: FRANSCIELLY HONORIO MARIANO
RA:A708IJ-9, 10º PERIODO
Professora: NEUSA








HOMEM E SOCIEDADE




















Goiânia/GO
2015

Trabalho Cultura:

Na linguagem sociológica, cultura é tudo o que resulta da criação humana. O homem cria, transforma e é afetado por essas transformações. O homem, ao produzir cultura,produz-se a si mesmo. Em outras palavras, ele se auto-produz. Logo, não há cultura sem o homem, como não há homem sem que haja cultura. Alguns desses produtos, resultados da ação do homem, são materiais. É a face materializada da cultura. É quando o homem produz objetos manufaturados, produtos de uso cotidiano, instrumentos variados e por meio deles modifica seu ambiente físico e cultural; eprocura dominar a natureza e retirar da mesma os recursos de que precisa.
Por outro lado, o homem produz, também linguagem, idéias, concepções de realidade, fenômenos e criações da imaginação, como as produções artísticas; além de símbolos, valores, pensamentos, religião, costumes e instituições, que fazem parte da sua cultura não-material.
A cultura, pois, não somente envolve o ser humano, maspenetra-o, modelando sua identidade, personalidade, maneira de ver, pensar e sentir o mundo. É um mundo de entidades subjetivas e objetivas com extrema diversidade e multiplicidade, ou seja, muita pluralidade.
As estruturas da sociedade influenciam decisivamente as estruturas do indivíduo. Dessa maneira, a forma de ser das pessoas de uma determinada cultura apresenta características comuns, que astornam semelhantes entre si, mas também diferentes de pessoas de outras culturas. A sociedade em que o homem vive nada mais é do que parte, isto é, uma parcela da cultura não-material. É nessa sociedade, com seus padrões, costumes, valores, bens materiais próprios, que o homem "se torna homem", desenvolve uma personalidade e assimila uma cultura, tornando-se, assim, um ser humano.
Quando o indivíduonasce ele já encontra uma sociedade estruturada com regras, valores, filosofias, costumes, verdades, idioma, religiões, etc.; então esse indivíduo vai aos poucos interiorizando tudo o que a sociedade lhe oferece, ou seja, o que está objetivado nela. A esse processo chamamos de socialização, a qual é feita através da família, da escola, da religião, dos companheiros, da mídia, em síntese, por todogrupo social. Torna-se para o indivíduo a sua verdade, a sua segunda natureza.
A cultura não é, pois, algo que existe fora do homem. Ela faz parte do seu íntimo. Ele só se torna humano porque vive em sociedade e internaliza todos os seus padrões, atitudes, maneira de pensar e, inclusive, as respostas às emoções. Se formos o que somos é porque temos contato com os outros seres humanos dentro de umarealidade específica, que se torna nossa verdade. A socialização, ou seja, tornar-se ser humano, no sentido de construir e assimilar uma cultura, é uma potencialidade que só o homem possui, mas que se desenvolve apenas na interação entre os indivíduos; e esta interação começa na família. O ser humano não nasce ser social, ele torna-se ser social em contato com outras pessoas.

VANTAGENS DA CULTURAA principal vantagem da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. O homem não precisou, por exemplo, desenvolver longa pelagem e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais frios. Ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações. Aevolução cultural é mais rápida do que a biológica. No entanto, ao rejeitar a evolução biológica, o homem torna-se dependente da cultura, pois esta age em substituição a elementos que constituiriam o ser humano; a falta de um destes elementos (i.e., a supressão de um aspecto da cultura) causaria o mesmo efeito de uma amputação ou defeito físico, talvez ainda pior.
Além disso, a cultura é também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo Artigo Salvo Automaticamente
  • PROJETO Sustentabilidade Salvo Automaticamente
  • PROJETO RENNER atulizado Salvo Automaticamente
  • Projeto Oficial v3 Salvo Automaticamente
  • Modelo De Artigo APS MARCO Salvo Automaticamente
  • Relat Rio Final Rafaela Calmon Salvo Automaticamente 1
  • Pr Projeto II Gabriell Salvo Automaticamente
  • PROJETO CULTURAL GERUZA IMPRIMIR Salvo Automaticamente Ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!