8PS de marketing digital

Páginas: 16 (3906 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
3.0. ANÁLISE DE MARKETING

A maneira como o Catraca Livre se posiciona e se relaciona com seus públicos de interesse, deve ser analisada de duas maneiras distintas, uma diz respeito a sua relação com outras empresas, sendo elas anunciantes, relação B2B (business to business). Já a outra relação é a do Catraca com seus consumidres, ou seja, leitores e usuários que contribuem com informações,relação B2C (business to consumer).

3.1. Os 8 Ps de Marketing Digital - B2C

Para entender como o Catraca Livre utiliza suas estratégias, aproveitando as características da rede e do usuários, foi feita uma análise da empresa com base no livro os 8 PS do Marketing Digital de Conrado Adolpho.
Cada uma das vertentes de atuação do portal foi contemplada, passando pela maneira como as informações sãogeradas, como funciona a Rede Catraca e também quais são os principais meios de divulgação utilizados.

3.1.1. Pesquisa
No universo digital, onde se concentra a atuação do Catraca Livre, é preciso realizar trabalhos de conhecimento do público-alvo e as maneiras para se comunicar com ele. É nisso que consiste o processo de pesquisa em marketing de digital.
O Catraca Livre, como plataforma de conteúdona Internet, estabeleceu em sua linha editorial e também no conteúdo de suas matérias, uma linguagem que se adapta ao público a que ela pretende atingir. A construção dessa maneira de se comunicar só foi possível a partir do momento em que foi feita uma análise de quais assuntos eram mais aderentes aos receptores das mensagens e esse conhecimento vem por meio de pesquisa qualitativa.
Um dosmaiores problemas de garantir essa aderência da mensagem hoje em dia é o excesso de informação. É complicado para um portal que gera conteúdo, fazer com que cada vez mais pessoas se interessem pelo o que é oferecido. No Facebook, por exemplo, são muitas páginas gerando posts que podem até conter informações irrelevantes, mas mesmo assim, vão competir por espaço. Para evitar esse problema é preciso estaratento a quais palavras-chave geram mais retorno em shares e likes e estes tipos de levantamento.
Um exemplo de que o Catraca Livre está sempre em movimento para entender as tendências vigentes entre seu público, é o recente ingresso do portal em negócios como criação de conteúdo para marcas, organização de festivais, blogs e aplicativos. O executivo Marcos Dimenstein, diretor da plataforma,percebeu a necessidade de expandir a atuação e ser para os consumidores de informação, muito mais do que uma agenda cultural nas cidades.
O novo direcionamento do portal deu tão certo que no primeiro semestre de 2014, as ações diferenciadas promovidas no espaço urbano representaram 15% do faturamento total.
É importante analisar também que a criação de conteúdo, muitas vezes se desdobra para outrosformatos de mídia. Esse fator segue a tendência de multiplataformas que podem propagar a mesma informação com escopos diferentes em cada uma delas. Assim, o Catraca Livre pode estar presente em diversas frentes ao mesmo tempo, podendo se concentrar na busca por atitudes que resultem em satisfação e tragam reconhecimento e impacto para as marcas.
A principal vantagem de se trabalhar a imagem de umportal como o Catraca Livre junto as marcas, além do lado financeiro, é o endosso de qualidade que se recebe na percepção dos consumidores de informação.

3.1.2. Planejamento
Partindo para o 2º P do Marketing Digital, analisamos o Planejamento do negócio do Catraca Livre. O Planejamento nada mais é do que desconstruir e interpretar os resultados apresentados no 1º P (pesquisa) para, então, planejare estruturar as diretrizes do negócio – formando, assim, um ponto de partida na definição de como serão os demais P’s. Dessa forma, podemos afirmar que este P torna-se um dos principais pilares para o sucesso de qualquer atividade, uma vez que este determina objetivos e missões – apoiados nos resultados de pesquisas sobre o público, análise de mercado e concorrência – e as diversas maneiras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 8ps Marketing Digital
  • 8Ps ddo marketing
  • Marketing digital
  • Marketing digital
  • Marketing digital
  • Marketing Digital
  • O Que Marketing Digital
  • Marketing Digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!